Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Transferências por MB Way podem ficar mais caras do que no multibanco

DECO avisa que “usar esta aplicação poderá sair caro”.

Transferências por MB Way podem ficar mais caras do que no multibanco
Notícias ao Minuto

23:17 - 04/06/19 por Natacha Nunes Costa

Economia MB WAY

Se costuma utilizar a aplicação para telemóveis MB Way para ‘dividir a conta’, fazer transferências ou ‘pedir dinheiro’, tenha atenção a este aviso da DECO.

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, todos os movimentos feitos através desta app podem ficar mais caros do que se fizer a mesma transferência no multibanco.

Num artigo partilhado no site, a DECO avisa que muitos bancos têm comissões acima de um euro, um valor que é fixo e que não depende do montante da transferência.

“Usar a aplicação poderá sair caro. No Banco BPI, por exemplo, [onde a comissão é de 1,20 euros] uma simples transferência de 4 euros implica desembolsar 5,20 euros”, lê-se na publicação.

Além do BPI, que começou a cobrar comissão no dia 1 de maio, o Millennium BCP também já anunciou o início desta cobrança a partir de 17 de junho. O valor da comissão neste banco para transferências via MB Way vai ser de 1,30 euros.

A DECO garante que estes preços são “desproporcionais”, visto que, cerca de uma em cada quatro transferências realizadas através desta aplicação são de montante inferior a 10 euros, ou seja, o consumidor passa a suportar uma comissão que pode atingir cerca de 15% do valor da transação.

Por essa razão, a DECO sugere que os utilizadores preencham uma reclamação, disponível no site e que será, posteriormente, entregue ao Banco de Portugal para que este limite os custos das comissões cobradas pelos bancos por este tipo de serviços

Até às 23h00 desta terça-feira, já 9.289 pessoas tinham preenchido a sua reclamação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório