Transferências por MB Way podem ficar mais caras do que no multibanco

DECO avisa que “usar esta aplicação poderá sair caro”.

Notícia

© Global Imagens

Natacha Nunes Costa
04/06/2019 23:17 ‧ 04/06/2019 por Natacha Nunes Costa

Economia

MB WAY

Se costuma utilizar a aplicação para telemóveis MB Way para ‘dividir a conta’, fazer transferências ou ‘pedir dinheiro’, tenha atenção a este aviso da DECO.

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, todos os movimentos feitos através desta app podem ficar mais caros do que se fizer a mesma transferência no multibanco.

Num artigo partilhado no site, a DECO avisa que muitos bancos têm comissões acima de um euro, um valor que é fixo e que não depende do montante da transferência.

“Usar a aplicação poderá sair caro. No Banco BPI, por exemplo, [onde a comissão é de 1,20 euros] uma simples transferência de 4 euros implica desembolsar 5,20 euros”, lê-se na publicação.

Além do BPI, que começou a cobrar comissão no dia 1 de maio, o Millennium BCP também já anunciou o início desta cobrança a partir de 17 de junho. O valor da comissão neste banco para transferências via MB Way vai ser de 1,30 euros.

A DECO garante que estes preços são “desproporcionais”, visto que, cerca de uma em cada quatro transferências realizadas através desta aplicação são de montante inferior a 10 euros, ou seja, o consumidor passa a suportar uma comissão que pode atingir cerca de 15% do valor da transação.

Por essa razão, a DECO sugere que os utilizadores preencham uma reclamação, disponível no site e que será, posteriormente, entregue ao Banco de Portugal para que este limite os custos das comissões cobradas pelos bancos por este tipo de serviços

Até às 23h00 desta terça-feira, já 9.289 pessoas tinham preenchido a sua reclamação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas