Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Rácios de malparado em Portugal "muito mais altos" que média europeia

A agência de 'rating' DBRS afirma num relatório hoje divulgado que os bancos em Portugal ainda têm rácios de crédito malparado "muito mais altos" do que a média dos congéneres europeus.

Rácios de malparado em Portugal "muito mais altos" que média europeia
Notícias ao Minuto

11:45 - 04/06/19 por Lusa

Economia DBRS

No relatório, a DBRS sublinha que como em Portugal, em Itália e na Grécia, os bancos também têm rácios de crédito malpardo (Non-Performing Loans, NPLs) "muito mais altos" do que a média dos congéneres europeus.

Contudo, a DBRS afirma que espera mais progressos significativos na diminuição do 'stock' de NPLs nos referidos países até ao final de 2020, porque considera que a maioria dos bancos nestes países estão a trabalhar para acelerar o processo.

Na análise, a DBRS refere que "apesar de uma redução significativa nos últimos quatro anos, alguns bancos europeus ainda têm um elevado 'stock' de NPLs", sublinhado que os progressos foram "mais notáveis" em Espanha e na Irlanda.

Segundo dados da DBRS, os bancos europeus reduziram o montante de NPLs para 658 mil milhões no final de 2018, menos 44% que no final de 2014.

Desta redução 65% foi conseguida por bancos em Espanha, Itália, Irlanda, Portugal e Grécia.

Itália, Portugal e Grécia terminaram 2018 com rácios de NPLs de 8,3%, 10,1% e 41,2%, respetivamente, enquanto Espanha e a Irlanda fecharam o ano com os mesmos indicadores em 3,2% e 5,8%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório