Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

IVA em Angola vai aumentar preços e será "grande desafio"

A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) considera que a introdução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) em Angola vai aumentar os preços finais no consumidor e constitui "um grande desafio" para empresas e Governo.

IVA em Angola vai aumentar preços e será "grande desafio"
Notícias ao Minuto

10:09 - 04/06/19 por Lusa

Economia Angola

"O IVA, que devia ter entrado em vigor em janeiro deste ano, mas foi adiado para julho, será um grande desafio quer para as empresas, quer para o Governo em termos de 'papelada' e de processos", escrevem os peritos da unidade de análise económica da revista britânica 'The Economist'.

Num comentário à definição da data para a entrada em vigor do novo imposto, enviado aos clientes e a que a Lusa teve acesso, a EIU lembra que este imposto junta-se ao Imposto Especial de Consumo (IEC), aumentando em 2 a 16% os preços de produtos como o tabaco, álcool e jóias, e escreve que "a introdução do IVA e do IEC ao mesmo tempo vai levar a um aumento dos preços".

Em abril, a inflação já subiu para o valor mais alto do último ano, registando uma subida de preços de 17,4% "devido à continuada fraqueza do kwanza e da dependência do país dos bens importados".

No comentário à introdução do IVA daqui a menos de um mês, a EIU escreve que "aumentar as receitas vai ajudar Angola a reduzir a escassez de receitas petrolíferas e reduzir o custo de servir a dívida", mas, alertam os economistas, "subir os custos para as pessoas e para as empresas numa altura de baixo crescimento económico não será popular nem para a elite governante nem para a população".

A Administração Geral Tributária, conclui a EIU, "garante que está preparada, mas vários líderes empresariais já pediram mais tempo para se prepararem".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório