Apreendidos 1,2 toneladas de frutos secos e 200 kg de outros alimentos

Mais de uma tonelada de frutos secos e outros 200 quilogramas de diversos géneros alimentícios, incluindo produtos cárneos e frutos frescos, foram apreendidos pela Autoridades de Segurança Alimentar, numa operação em que foram fiscalizados 300 operadores.

Um punhado de frutos secos por dia... e mais dois anos de vida

© iStock

Lusa
03/06/2019 12:20 ‧ 03/06/2019 por Lusa

Economia

ASAE

 

Segundo a Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), nesta operação, que decorreu a nível nacional e abrangeu hipermercados e supermercados, foram instaurados dois processos crime por especulação de preços e usurpação e 34 processos de contraordenação, sobretudo por "incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene".

Entre outros motivos, os processos de contraordenação abrangeram ainda a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem, falta de preços em bens e desrespeito das regras relativas a afixação de preços e a falta de indicações específicas de rotulagem no âmbito de géneros alimentícios.

Além das 1,2 toneladas de frutos secos e dos cerca de 200 quilogramas de géneros alimentícios, entre eles produtos cárneos e frutos frescos, a ASAE apreendeu ainda 23 instrumentos de pesagem, num valor total aproximado de 19 mil euros.

Em comunicado, a ASAE diz que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a Segurança Alimentar dos produtos".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas