Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

ERSE aprova. Fatura do gás natural desce em outubro

As novas tarifas de gás natura, para o período de outubro até setembro do próximo ano, foram aprovadas pelo regulador.

ERSE aprova. Fatura do gás natural desce em outubro
Notícias ao Minuto

19:17 - 31/05/19 por Ana Lemos com Lusa

Economia Gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) "aprovou os valores das tarifas e preços regulados de gás natural que irão vigorar entre 1 de outubro de 2019 e 30 de setembro de 2020".

De acordo com o regulador, estas variações aplicam-se a cerca de 280 mil consumidores "que permanecem no comercializador de último recurso e que representa cerca de 3% do consumo total nacional".

Na prática, lê-se na nota enviada pelo regulador às redações, e no caso das tarifas transitórias de venda a clientes finais, "com um consumo anual de gás natural inferior ou igual a 10 000 m3, que abrange os consumidores domésticos e serviços", vão beneficiar de uma descida de 2,2%.

Contas feitas, com base em cálculos da ERSE, a evolução das tarifas representa "uma descida de 50 cêntimos" numa fatura média mensal de uma família de quatro pessoas, considerando um "valor em torno dos 21,92 euros".

Já em relação a um casal sem filhos, que tenha uma fatura a rondar os 11,77 euros, "a variação tarifária será de 27 cêntimos".

Saliente-se que, os consumidores beneficiários da tarifa social terão, a partir de outubro, "um desconto de 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais", revela a ERSE.

Já no que se refere às tarifas de acesso às redes, que são "pagas por todos os consumidores pela utilização das infraestruturas de redes e incluídas nas tarifas de venda a clientes finais dos comercializadores de último recurso e dos comercializadores em mercado", a descida é de 6,8% para baixa pressão com consumo anual igual ou inferior a 10.000 m3 e de 21,9% para baixa pressão com consumo anual superior a 10.000 m3.

Por último, para os clientes com consumos de média pressão a redução é de 24,8% e de 26,2% para os de alta pressão.

[Notícia atualizad às 20h37]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório