Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

INE confirma crescimento de 1,8% nos primeiros três meses do ano

O crescimento do PIB foi de 1,8% nos primeiros três meses do ano, acima das previsões dos economistas.

INE confirma crescimento de 1,8% nos primeiros três meses do ano
Notícias ao Minuto

11:02 - 31/05/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

A economia portuguesa começou o ano a acelerar, "devido à forte aceleração do Investimento". Os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que o crescimento do produto interno bruto (PIB) foi de 1,8% no primeiro trimestre, o que significa uma aceleração face aos três meses anteriores.

No último trimestre do ano passado, a economia portuguesa tinha crescido 1,7% em termos homólogos e 0,4% em cadeiaO valor, saliente-se, superou também as expectativas dos economistas.

Os economistas antecipavam que a economia tivesse registado um crescimento de, em média, 0,5% em cadeia até março  1,7% em termos homólogos

"Os dados saíram em linha com o esperado e sem surpresas, mostrando que Portugal também está a assumir a tendência Europeia: arrefecimento da economia. Apesar de estar a apresentar taxas de crescimento acima da média da UE, estes dados posicionam Portugal nos últimos lugares em taxa de crescimento da comunidade. Não se prevê subidas deste valor de crescimento enquanto não se fizerem reformas profundas que visem aumentar a competitividade nacional e a nível Europeu", consideta Pedro Amorim, analista da Infinox, ao Notícias ao Minuto. 

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou para 4,8 p.p. (3,3 p.p. no 4º trimestre de 2018), devido à forte aceleração do investimento", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas portuguesa. 

Por outro lado, revela o INE, a "procura externa líquida apresentou um contributo mais negativo, de -3,1 p.p. (-1,6 p.p. no trimestre precedente), em consequência da maior aceleração das Importações de Bens e Serviços relativamente à das Exportações de Bens e Serviços", explica. 

O Governo espera que a economia cresça 1,9% no conjunto de 2019, acima dos 1,7% previstos pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco de Portugal e também acima dos 1,6% antecipados pelo Conselho das Finanças Públicas. A OCDE é a mais otimista, entre as instituições internacionais, prevendo que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano. 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h34]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório