Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Foi notificado para pagar o IRS? Pode pedir para o pagar em prestações

Contribuintes têm até ao dia 31 de agosto para acertar contas com o Fisco.

Foi notificado para pagar o IRS? Pode pedir para o pagar em prestações
Notícias ao Minuto

08:18 - 31/05/19 por Notícias ao Minuto 

Economia prestações IRS

Os contribuintes que já entregaram o IRS e foram notificados para o pagamento do mesmo, têm de o fazer até ao dia 31 de agosto. No entanto, caso o Fisco entenda que o contribuinte não consegue suportar o pagamento integral de uma só vez, pode ser disponibilizado o pagamento em prestações. 

"O pagamento em prestações pode ser autorizado desde que se verifique que o executado, pela sua situação económica, não pode solver a dívida de uma só vez, não devendo o número das prestações em caso algum exceder 36 e o valor de qualquer delas ser inferior a uma unidade de conta no momento da autorização", pode ler-se no Código de Procedimento e Processo Tributário (artigo 196.º).

Ora, os contribuintes que considerem não ter condições para efetuar a liquidação da dívida de uma só vez, devem registar o pedido para o pagamento em prestações através do Portal das Finanças, neste link. O mesmo será depois avaliado pelas Finanças e pode, ou não, receber validação. 

Porém, este registo só pode ser feito se a dívida estiver em pagamento voluntário, ou seja, antes do dia 31 de agosto, que é a data limite para a liquidação do imposto referido. 

Recorde-se que a entrega do IRS está disponível até ao dia 30 de junho, sendo que este ano o período para a entrega ganhou mais um mês em comparação com os anos anteriores. 

Como submeter o pedido, através do Portal das Finanças, passo por passo: Início -> Os Seus Serviços -> Pagar Planos Prestacionais -> Cobrança Voluntária -> Simular/Registar Pedido

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório