Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Procura pelas 'Panda Bonds' triplicou a oferta. Foi um "sucesso"

Portugal fez uma emissão de dívida em moeda chinesa, esta quinta-feira, no valor de dois mil milhões de renmimbi (260 milhões de euros), com uma maturidade a três anos.

Procura pelas 'Panda Bonds' triplicou a oferta. Foi um "sucesso"
Notícias ao Minuto

12:10 - 30/05/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Dívida

O IGCP realizou, esta quinta-feira, um leilão de obrigações em moeda chinesa no valor de dois mil milhões de renminbi (260 milhões de euros). A taxa de juro fixou-se nos 4,09%, sendo que a procura superou em três vezes o valor da oferta. 

"Com o volume da procura a ficar três vezes acima da oferta, fica bem demonstrado o sucesso desta emissão. No entanto, dado o volume da oferta ter sido tão elevado, podia-se esperar um pagamento de taxa de juro inferior ao previsto inicialmente, dado que a mesma dívida emitida em euro teria, de certa forma, condições mais vantajosas para o país", referiu Nuno Caetano, analista da Infinox, ao Notícias ao Minuto

O mercado esperava o pagamento de uma taxa de juro no intervalo entre os 3,9% e os 4,5% - tendo-se fixado ligeiramente acima. 

Ainda assim, com esta colocação Portugal tornou-se no primeiro país da zona euro a emitir dívida em renmimbi. O objetivo passava por aumentar a base de investidores em dívida portuguesa.

"O objetivo proposto, que passava muito pelo aumento da base de investidores orientais em dívida pública portuguesa, é assim conseguido, podendo ainda ser adoptada a mesma estratégia este ano por mais países da União Europeia, nomeadamente Itália e Áustria", apontou o analista Nuno Caetano. 

A agência que gere a dívida pública (IGCP) classificou a operação como um "sucesso", a partir da qual Portugal "acedeu ao terceiro maior mercado de obrigações do mundo para diversificar ainda mais a sua base de investidores".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório