Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Centro de Inovação do Turismo conta com 300 mil euros no 1.º ano

O NEST -- Centro de Inovação do Turismo apresenta hoje o plano de ação para o triénio 2019-2021 para promover a inovação no setor, em que no primeiro ano conta com um orçamento de cerca de 300 mil euros.

Centro de Inovação do Turismo conta com 300 mil euros no 1.º ano
Notícias ao Minuto

08:02 - 30/05/19 por Lusa

Economia Turismo

Em declarações à Lusa, o recém-nomeado diretor executivo da associação, Roberto Antunes, sublinhou que "neste primeiro ano de 'set-up' [configuração] o Centro tem um orçamento de 'instalação', para as primeiras iniciativas, na ordem dos 300 mil euros que decorre do financiamento dos associados".

O NEST é um projeto dinamizado pelo Turismo de Portugal em parceria com várias entidades nacionais e internacionais. Além do Turismo de Portugal tem como sócios fundadores a Google, Microsoft, NOS, ANA -- Aeroportos, Brisa, Amadeus Portugal e os bancos BPI e Millennium BCP.

O diretor executivo da NEST realçou ainda que o "orçamento dos anos seguintes dependerá dos projetos que vierem a ser aprovados pela direção e assembleia-geral da Associação e outros financiamentos obtidos, nomeadamente, através de fundos comunitários".

Roberto Antunes lembrou que a motivação para a constituição do Centro -- no terreno de forma oficial desde 18 de fevereiro -- "vem da ambição de continuar a dar este crescimento sustentável e de forma ainda mais acelerada ao setor do turismo que já pesa 14% no PIB [Produto Interno Bruto] nacional".

O mesmo responsável explicou que a NEST surge com o objetivo de promover a inovação na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento das novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

Com base nos pilares estratégicos definidos, a entidade pretende criar uma cultura de inovação e capacitar os elementos do setor para o entendimento das ferramentas digitais.

O diretor executivo da associação lembra que já "existe bastante inovação e iniciativa no setor", mas a NEST irá atuar naquilo a que chama de Inovação de Projeto Piloto, na qual vai olhar para todo o conteúdo já desenvolvido e, através de critérios que têm a ver com a estratégia do setor para o futuro, "avaliar a possibilidade de esses projetos terem um grande impacto no curto prazo e terem uma aplicabilidade massiva", detalhou Roberto Antunes.

No âmbito do plano de ação desenhado e para gerar a cultura de inovação, o Centro de Inovação do Turismo vai promover as 'Industries Calls', que são pedidos de 'briefings' para a resolução de questões para as quais ainda não existe resposta. Pretende realizar conferências internas ou mesmo levar líderes do setor para conferências internacionais para que "bebam dos princípios e benefícios do que é inovar", avança a mesma fonte.

Serão realizados trabalhos mais práticos com 'workshops' (apresentações) nos quais se irá debater diferentes áreas como marketing, 'supply chain' (cadeia de suprimentos), desenvolvimento de produto e internacionalização para perceber como se pode inovar nestes segmentos.

Outra ferramenta será a realização de 'Think Tanks' que abordarão determinadas áreas do turismo, quer seja hotelaria ou turismo de natureza, de uma forma mais segmentada com as pessoas que trabalham nessas áreas e perceber quais são as barreiras e oportunidades para mais uma vez ter soluções inovadoras.

Para responder ao pilar da capacitação digital, a NEST pretende criar uma plataforma de 'e-learning' (ensino à distância via internet) no seu 'website' que terá uma academia com conteúdos feito à medida por vários parceiros desde universidades a agências. Também no site da associação haverá um 'marketplace' que servirá de montra das melhores iniciativas e 'startups' que existem e permitir que os membros da indústria possam encontrar soluções para responder às suas necessidades.

A associação irá criar uma rede de contacto com outros centros de inovação no estrangeiro para dar exposição às iniciativas e às 'startups' locais para que tenham uma projeção internacional, quer seja em feiras de turismo ou de inovação e tecnologia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório