Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

CGD: PS chama Vieira Monteiro e pede nova audição a Faria de Oliveira

O PS requereu hoje a presença de António Vieira Monteiro na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), bem como uma nova audição a Fernando Faria de Oliveira, foi hoje divulgado.

CGD: PS chama Vieira Monteiro e pede nova audição a Faria de Oliveira
Notícias ao Minuto

19:40 - 29/05/19 por Lusa

Economia Inquérito

De acordo com um documento consultado pela Lusa, o PS pede acesso ao "contrato firmado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Credit Suisse First Boston", a "informação n.º314/99 da DTN Boats Caravela", à "ata do conselho diário de 14 de dezembro de 1999", e ainda à "ficha técnica da operação".

O nome de Vieira Monteiro foi na terça-feira bastante mencionado na comissão parlamentar de inquérito devido a ter sido o administrador da CGD com o pelouro da direção financeira à data da aprovação da operação 'Boats Caravela'.

Os 'Boats Caravela' foram um instrumento financeiro investido pela Caixa que implicava troca de ativos, mas acabou por dar hipótese contratual à contraparte do negócio (o Credit Suisse First Boston) de colocar nos ativos trocados produtos financeiros de baixa qualidade, que desvalorizaram-se e geraram perdas de 340 milhões de euros para o banco público.

Na terça-feira, Tomás Correia, ouvido na mesma comissão, disse que não foi ele quem sugeriu a operação, e que o Conselho de Administração não sabia do risco na mesma.

"Nunca o risco apercebido por alguém permitia a partir das apresentações que foram feitas antecipar qualquer perda dessa natureza. Nunca", garantiu o atual presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG).

Os socialistas pedem ainda uma nova audição a Fernando Faria de Oliveira, presidente da CGD entre 2008 e 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório