Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

OesteCim acorda com CP descontos nos passes da Linha do Oeste

A Comunidade Intermunicipal do Oeste aprovou hoje em Arruda dos Vinhos um acordo a estabelecer com a CP para alargar, a partir de julho, os descontos nos passes nos transportes aos comboios da Linha do Oeste.

OesteCim acorda com CP descontos nos passes da Linha do Oeste
Notícias ao Minuto

14:00 - 29/05/19 por Lusa

Economia Transportes

O presidente da OesteCim, Pedro Folgado, disse à agência Lusa que foi decidido "manter os valores negociados com os transportadores rodoviários": passe de 30 euros para deslocações dentro do concelho, 40 euros para passes intermunicipais e desconto de 30% nos passes das deslocações inter-regionais.

O novo tarifário deverá entrar em vigor em julho.

As negociações entre a OesteCim e a CP decorriam deste abril com vista a este acordo, que abrange 1.200 passes e um custo estimado entre os 15.000 e os 20.000 euros.

Num comunicado divulgado nessa altura, a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) responsabilizava aquelas duas entidades pela "discriminação" de que os habitantes da região estavam a ser vítimas.

No comunicado, a CPDLO manifestava preocupação "pela hipótese de não haver descontos, no presente ano, na Linha do Oeste", perspetivando a realização de protestos "para exigir, no imediato, a redução dos passes no transporte ferroviário, na área de influência OesteCim e nas ligações à Área Metropolitana de Lisboa e Comunidade Intermunicipal de Leiria".

A OesteCim recebeu 1,3 milhões de euros do Programa de Apoio à Redução Tarifária e investiu mais cerca de 600 mil euros.

Desde abril que entraram em vigor os novos valores dos passes para os transportes rodoviários: passe para dentro de cada concelho tem um custo até aos 30 euros, enquanto entre concelhos da mesma região chega aos 40 euros.

A OesteCim alargou também os descontos, prevendo uma redução de 30% nos passes das viagens pendulares para Lisboa.

A OesteCim integra os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras (distrito de Lisboa) e Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré, Peniche (distrito de Leiria).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório