Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal desce seis posições no 'ranking' de competitividade IMD World

Portugal desceu seis posições face a 2018 no 'ranking' de competitividade do IMD World Competitiveness Center, para 39.º lugar, num total de 63 países, foi hoje divulgado pela Porto Business School.

Portugal desce seis posições no 'ranking' de competitividade IMD World
Notícias ao Minuto

19:01 - 28/05/19 por Lusa

Economia IMD World

Em Portugal, o IMD World Competitiveness Center conta com a parceria exclusiva da Porto Business School, a Escola de Negócios da Universidade do Porto.

"No 'ranking' global do IMD, Portugal desce seis posições face a 2018, ocupando o 39.º lugar, sendo o pódio dos países mais competitivos liderado por Singapura, Hong Kong e Estados Unidos da América", refere a entidade.

"De destacar a classificação de Portugal na categoria Legislação Empresarial, onde é o 19.º país mais competitivo, e na categoria infraestruturas, nomeadamente na área da saúde e ambiente, onde ocupa o 21.º lugar. Já quando avaliada a performance económica do país, destaque para a 26.ª posição relativa ao comércio externo", acrescenta.

A classificação "aponta ainda como principais desafios que a economia portuguesa enfrenta a redução estrutural do défice público, de forma a atingir um excedente permanente e a reduzir a dívida pública no longo prazo".

Além disso, "atingir um crescimento significativo num contexto internacional de restrição e constrangimentos é outro dos grandes objetivos, a par de uma estratégia nacional de transformação digital que se torne uma referência intersetorial de inovação e empreendedorismo para a economia portuguesa, em geral".

Um "sistema burocrático mais eficiente e uma maior aposta na formação na área STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas), no sentido de desenvolver nas novas gerações competências e responsabilidade para abraçar as novas tecnologias emergentes, serão ainda outros desafios que vão requerer a cooperação permanente de diferentes forças políticas", prossegue a Porto Business School, em comunicado.

Segundo o 'ranking' hoje divulgado, "regista-se uma redução de investimento em despesas públicas com a educação de 6.0 pontos percentuais em 2018 para 5.0 em 2019".

Este facto "é um dos argumentos que fundamentam a descida de Portugal no 'ranking' global do IMD, no indicador Educação, da 22.ª posição que ocupava, em 2018, para a atual 28.ª", aponta.

No que respeita à transformação digital nas empresas portuguesas, verificou-se "um abrandamento em relação ao ano anterior, passando de 6.36 para 5.25. Portugal ocupa atualmente a 35.ª posição quanto à utilização de ferramentas e tecnologias digitais, estando a média global nos 6.07 e o valor nacional nos 5.81".

O IMD World Competitiveness Rankings, estabelecido em 1989, incorpora 235 indicadores de cada uma das 63 economias classificadas e tem em conta uma ampla variedade de estatísticas como desemprego, produto interno bruto (PIB) e despesas do governo em saúde e educação, bem como uma pesquisa de opinião executiva que cobre tópicos como coesão social, globalização e corrupção.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório