Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

FESAP "não vai baixar a guarda" até às legislativas com greves

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) disse hoje que não vai "baixar a guarda" até às eleições legislativas para exigir respostas do Governo, estando já marcadas três greves setoriais e várias manifestações.

FESAP "não vai baixar a guarda" até às legislativas com greves
Notícias ao Minuto

17:32 - 27/05/19 por Lusa

Economia Protestos

"Não vamos baixar a guarda, não vamos desistir e neste momento estão em cima da mesa todas as formas de luta e de protesto exigindo aquilo a que consideramos ter direito, sejam greves, manifestações, concentrações, ou aquilo que temos vindo a fazer que é queixas à Provedoria de Justiça", afirmou o líder da FESAP, José Abraão, em conferência de imprensa, no intervalo da reunião da assembleia-geral da federação.

Além da greve e concentração dos inspetores, marcadas para quinta-feira, está agendada para dia 05 de junho uma greve dos oficiais de justiça e, para dia 07 de junho, uma outra paralisação e manifestação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

Serão ainda agendadas concentrações em junho junto dos hospitais EPE "que não estão a cumprir o acordo coletivo assinado há precisamente um ano", adiantou José Abraão.

"Os problemas dos trabalhadores da administração pública são muitos, estão muito longe de estar resolvidos", considerou o sindicalista, ao sublinhar a ausência de aumentos salariais há dez anos e a "desvalorização" da avaliação de desempenho com o "apagão" dos pontos para progressões, bem como a necessidade de revisão das carreiras gerais.

O sindicalista considerou que "hoje estão criadas até melhores condições políticas do que há duas semanas" para dar resposta aos trabalhadores da administração pública, exigindo "respostas objetivas" ou "compromissos com vista à solução" até às eleições legislativas, que se realizam em 06 de outubro.

"Esperamos resolver o que é possível resolver até ao final da legislatura e caso não seja possível resolver tudo (...) que haja esse compromisso" da parte do Governo, afirmou o dirigente sindical.

José Abraão disse que a federação sindical vai também "desafiar os partidos a dizer o que querem para os serviços públicos, em matéria de investimentos, carreiras, de salários e de condições de trabalho".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório