Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Companhia Volotea destaca o "muito potencial" do aeroporto do Porto

A companhia aérea Volotea, que iniciou em abril operações no aeroporto Francisco Sá Carneiro, com uma nova rota para Bilbau, aponta o Porto como "uma aposta" de futuro onde pretende "crescer em rotas e em número de frequências".

Companhia Volotea destaca o "muito potencial" do aeroporto do Porto
Notícias ao Minuto

14:11 - 27/05/19 por Lusa

Economia Aviação

"Temos sempre muita precaução quando abrimos operações novas, mas claro que quando abrimos uma operação num aeroporto não é para ter só uma rota. A ideia é crescer em número de frequências na rota para Bilbau e, depois, analisar outras rotas, provavelmente para Espanha ou para ilhas turísticas", afirmou o diretor de desenvolvimento empresarial da companhia de baixo custo espanhola, em conferência de imprensa no Porto.

Segundo salientou Carlos Cerqueiro, o aeroporto do Porto -- um dos cinco novos aeroportos onde a Volotea inicia operações este ano -- "tem muito potencial" e a companhia tem "muita confiança na Vinci e no seu modelo de gestão".

Criada em 2012, a Volotea liga pequenas e médias cidades europeias e estreou-se em abril no aeroporto Francisco Sá Carneiro com uma rota de e para a cidade espanhola de Bilbau, com 18.750 lugares disponíveis em duas frequências semanais (Porto-Bilbau às quintas-feiras às 21:00 e aos domingos às 20:30 e Bilbau-Porto às quintas-feiras pelas 20:20 e aos domingos pelas 19:50) e taxas de ocupação superiores a 90%.

Segundo Carlos Cerqueiro, são atualmente 319 as rotas operadas pela companhia entre 83 cidades europeias de 13 países: França, Itália, Espanha, Alemanha, Grécia, Croácia, República Checa, Portugal, Malta, Áustria, Irlanda, Luxemburgo e Marrocos.

Em 2018, a Volotea transportou mais de 6,6 milhões de passageiros, um aumento de 36% face ao ano anterior, tendo desde o seu primeiro voo, em 2012, transportado um total de 22 milhões de pessoas e prevendo superar os 7,5 milhões de passageiros este ano.

Com mais de 1.200 trabalhadores e um total de 36 aeronaves (Boeing 717 e Airbus A319), a companhia faturou 396 milhões de euros em 2018, ano em que o resultado líquido ascendeu a 13,6 milhões de euros.

Atualmente, a companhia tem 12 bases -- Veneza, Nantes, Bordéus, Palermo, Estrasburgo, Astúrias, Verona, Toulouse, Génova, Bilbau, Marselha e Atenas --, tendo prevista para a próxima semana a inauguração de uma nova base em Cagliari, Itália.

Presente na conferência de imprensa, o diretor do aeroporto do Porto, Fernando Vieira, desafiou a Volotea a equacionar a instalação de uma base no Francisco Sá Carneiro, destacando o crescimento a uma taxa anual de 10% que este vem registando nos últimos anos, até aos atuais 12 milhões de passageiros.

Apontando o "muito grande dinamismo" da região servida pelo aeroporto, que disse estender-se "da Galiza até ao meio de Portugal", Fernando Vieira referiu as "perto de 100 rotas diárias" atualmente existentes a partir do Porto, onde operam regularmente "cerca de 30 companhias", e sublinhou o recente reforço das ligações de longo curso, cuja escassez "era a debilidade" da infraestrutura.

"Começamos a ser um aeroporto também interessante no longo curso e como aeroporto de ligação, de transferências, e não apenas ponto a ponto", salientou, garantindo que a infraestrutura "ainda é confortável", mas que está "atento para responder com qualidade a aumentos de capacidade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório