Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

UE dá 'luz verde' para negociação de novas regras para comércio online

O Conselho da União Europeia (UE) autorizou hoje a Comissão Europeia a propor novas regras para o comércio eletrónico no âmbito das negociações multilaterais com os outros membros da Organização Mundial do Comércio (OMC).

UE dá 'luz verde' para negociação de novas regras para comércio online
Notícias ao Minuto

12:26 - 27/05/19 por Lusa

Economia Comércio

Em comunicado, o Conselho da UE, onde estão representados os Estados-membros, informa que "adotou hoje um mandato de negociação que permite à Comissão participar em negociações multilaterais sobre o comércio eletrónico".

Este era o passo que faltava para o executivo comunitário iniciar as negociações em nome da UE, num processo que visa "estabelecer regras internacionais que incentivem o comércio eletrónico a nível mundial, facilitem as operações das empresas - em particular das pequenas e médias -, reforcem a confiança dos consumidores no ambiente digital e criem novas oportunidades para promover o crescimento e o desenvolvimento inclusivos e sustentáveis", aponta o Conselho da UE na nota.

Em causa está a proposta da Comissão Europeia relativa à posição da UE para o setor, divulgada no final de abril no seguimento das negociações iniciadas em janeiro deste ano pela OMC no Fórum Económico de Davos.

Esta proposta - que foi debatida juntamente com outras de outros membros da OMC em discussões informais realizadas em meados deste mês em Genebra, na Suíça - visa a criação de regras para o setor do comércio eletrónico que passam por garantir a validade dos contratos e das assinaturas 'online' e por fortalecer a confiança e segurança dos consumidores na internet.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório