Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

IHS Markit vê Angola a crescer 0,5% e dívida nos 90,7% este ano

A consultora IHS Markit prevê que o crescimento da economia de Angola rondará os 0,5% neste e no próximo ano, e que a dívida pública será de 90,7% do PIB no final deste ano.

IHS Markit vê Angola a crescer 0,5% e dívida nos 90,7% este ano
Notícias ao Minuto

13:39 - 26/05/19 por Lusa

Economia África

Na nota sobre a economia angolana, enviada aos clientes e a que a Lusa teve acesso, os analistas escrevem que "o peso do setor da dívida pública é maior que o estimado anteriormente, devendo ter chegado aos 90,7% no final do ano passado".

A IHS Markit acrescenta que este valor surge "na sequência da profunda depreciação do kwanza durante esse ano e a divulgação de dívidas atrasadas no valor de 2,1 mil milhões de dólares a credores financeiros estrangeiros, tal como está apontado no relatório de dezembro do FMI".

O peso da dívida, acrescentam, "vai continuar a crescer e a colocar pressão nas obrigações do Governo, na necessidade de liquidez externa e esforços de consolidação orçamental a médio prazo", que serão sustentados também pela diminuição da despesa pública para garantir as metas estipuladas no acordo de assistência financeira assinado no final do ano passado com o Fundo Monetário Internacional.

"Os esforços de tributação das receitas não petrolíferas, juntamente com cortes na despesa, devem garantir a consolidação orçamental durante este ano, em linha com os objetivos do programa do FMI", escrevem os analistas, prevendo que "a despesa de Angola vai ser diminuída nuns 8%, cerca de 1,7 mil milhões de dólares, para garantir os objetivos orçamentais".

Entre os principais riscos para a economia angolana, a IHS Markit elenca a descida dos preços do petróleo, o aumento do risco bancário devido à eventual subida do crédito malparado e um eventual abrandamento nas reformas do Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório