Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 22º

Edição

O que muda nas faturas de telecomunicações a partir de amanhã

A partir de amanhã as operadoras têm de disponibilizar gratuitamente fatura com detalhe definido pela ANACOM a quem pedir.

O que muda nas faturas de telecomunicações a partir de amanhã

Há novidades nas faturas de telecomunicações a partir de amanhã. As operadoras de telecomunicações passam a estar obrigadas a disponibilizar, sem qualquer encargo, uma fatura que inclua o detalhe mínimo e a informação definidos pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). 

Entre a informação que deve constar desta fatura está a data em que termina o período de fidelização, se existir, e os encargos a suportar pelo cliente se quiser terminar o contrato na data da emissão da fatura.

As operadoras terão ainda que incluir informação sobre a possibilidade de os consumidores contestarem os valores faturados, com indicação do prazo e dos meios que poderão usar para o fazer, de acordo com a ANACOM.

A fatura deve ainda referir a possibilidade de o cliente apresentar queixa através do livro de reclamações.

"O principal objetivo da definição do nível mínimo de detalhe e informação a incluir nas faturas é assegurar a disponibilização de informação mais compreensível e transparente, permitindo aos consumidores verificar as prestações cujo pagamento lhes é exigido e tomar decisões informadas na defesa dos seus direitos e interesses", explica o regulador. 

A nova informação a constar nas faturas, como a data e os encargos de terminar entes de tempo a fidelização do contrato, foi aprovada em meados do ano passado pela Anacom, após consulta pública, e na sequência de várias queixas de consumidores.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório