Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Espumantes da Bairrada em prova no Refresh-Bairrada Meets Coimbra 2019

Os espumantes são a principal atração do evento Refresh-Bairrada Meets Coimbra 2019, marcado para sábado no restaurante das Piscinas do Mondego, Coimbra, que vai dar a provar aos visitantes 70 vinhos produzidos na região bairradina.

Espumantes da Bairrada em prova no Refresh-Bairrada Meets Coimbra 2019
Notícias ao Minuto

12:13 - 24/05/19 por Lusa

Lifestyle Espumante

"A maior mostra nacional de espumantes - certificados como DO Bairrada e IG Beira Atlântico - tem como objetivo reunir produtores da região e enófilos, para partilharem conhecimento e experiências acerca deste que é o vinho rei da Bairrada e um dos que mais interesse tem despertado a nível nacional, tendo já o seu papel na atividade económica associada à produção de vinho nacional", refere a organização.

O evento, que vai na oitava edição, regressa este ano a Coimbra, depois de uma passagem em 2018 pela vizinha cidade de Aveiro. Pretende ser uma montra dos espumantes bairradinos, que nos últimos anos conquistaram mais de 70 por cento do mercado nacional deste tipo de vinhos.

Segundo dados da Comissão Vitivinícola da Bairrada, que apoia o evento, os espumantes da região têm reforçado a liderança nacional ao mesmo tempo que a exportação bate recordes, com quase 30 por cento da produção anual a ser vendida em mercados estrangeiros.

A Bairrada tem atualmente cerca de 2.400 produtores de vinhos espumantes e tranquilos, que exploram à volta de 6.400 hectares de vinha. A produção de espumantes tem rondado os sete milhões de garrafas por ano.

O evento de sábado constitui uma oportunidade rara de ter acesso a um número elevado de espumantes de qualidade.

"Entre brancos, rosés e tintos, é dado especial destaque aos que integram a categoria 'Baga Bairrada', projeto dedicado aos espumantes monovarietais feitos a partir da casta rainha, a (tinta) Baga. Tudo em nome da valorização da região", referem os organizadores.

Os vinhos em prova pertencem a 14 produtores bairradinos: Adega de Cantanhede, Aliança Vinhos de Portugal, Ampulheta Mágica (Aplauso), Ataíde Semedo, Casa do Canto, Cave Central da Bairrada, Caves da Montanha, Caves do Solar de São Domingos, Caves Primavera, Caves São João, Kompassus, Messias Vinhos, Prior Lucas, Rama & Selas e Sidónio de Sousa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório