Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Receitas do adicional ao IMI serão transferidas para Fundo, diz Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garante que a totalidade das receitas do Adicional ao IMI vão reverter na totalidade para o fundo de estabilização financeira da Segurança Social, avança a RTP3.

Receitas do adicional ao IMI serão transferidas para Fundo, diz Centeno
Notícias ao Minuto

10:05 - 24/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

Mário Centeno, conforme avança a RTP3, garante que a totalidade das receitas do Adicional ao IMI vão reverter na totalidade para o fundo de estabilização financeira da Segurança Social. 

Recorde-se que, segundo o relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP) sobre a 'Evolução da Segurança Social e da CGA em 2018', divulgado nesta quinta-feira, no ano passado foram transferidos 50 milhões de euros da receita do Adicional ao IMI para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), valor que "representa apenas 37% do valor cobrado" nesse ano, que acendeu a 135,3 milhões de euros.

"Pelo segundo ano consecutivo, o valor cobrado relativo ao Adicional ao IMI não reverteu integralmente para o FEFSS", refere o CFP, acrescentando que, relativamente a 2018, "o montante provisório por transferir é de 85,3 milhões de euros", que "acrescem aos 87 milhões de euros referidos no Parecer da Conta Geral do Estado para 2017 do Tribunal de Contas", o que totaliza 172,3 milhões de euros.

Quanto ao Adicional ao IMI (AIMI), criado em 2017, é pago pelos proprietários particulares quando o conjunto dos imóveis que detêm ultrapassa um valor patrimonial tributável (VPT) de 600 mil euros (ou 1,2 milhões de euros quando se trate de casais e estes optem pela tributação em conjunto). As empresas pagam AIMI sobre os prédios urbanos que não estão classificados como afetos a "comércio, indústria, ou serviços" e "outros".

Ora, aquando da sua criação foi decidido que a receita do Adicional ao IMI é consignada ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS). Neste relatório, o CFP cita o parecer do Tribunal de Contas à CGE de 2017, que assinala que "deve ser criado um mecanismo que assegure a afetação tempestiva ao FEFSS do valor total cobrado em cumprimento do disposto na lei".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório