Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

Financiamento do Estado recua até março

O financiamento das administrações públicas foi negativo em 800 milhões de euros nos primeiros três meses de 2019, contra os 100 milhões de euros registados em igual período de 2018, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Financiamento do Estado recua até março

Segundo o BdP, este valor negativo explica-se porque embora até final de março "se tenha observado um aumento da dívida pública, a acumulação de ativos financeiros, por via principalmente da constituição de depósitos, atingiu montantes ainda mais elevados".

Desde o início do ano, as administrações públicas financiaram-se no exterior em 3,9 mil milhões de euros, enquanto o financiamento junto de bancos residentes foi de -4,8 mil milhões de euros.

De acordo com o banco central, o financiamento através de empréstimos líquidos de depósitos totalizou -5,8 mil milhões de euros, valor que compensou o financiamento através de títulos, de 4,9 mil milhões de euros.

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do setor, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório