Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo angolano garante liquidar "atrasados certificados" a fornecedores

O Governo angolano assegurou hoje que todas as dívidas em atraso a fornecedores, sobretudo as "constituídas dentro das regras de execução orçamental", serão liquidadas em 2019 e a restante será paga até 2021.

Governo angolano garante liquidar "atrasados certificados" a fornecedores
Notícias ao Minuto

16:05 - 22/05/19 por Lusa

Economia Dívidas

"No âmbito do programa do FMI [Fundo Monetário Internacional] temos metas concretas: a previsão é que todos os atrasados constituídos e registados em sistema, ou seja, constituídos dentro das regras de execução orçamental, vão ser liquidados este ano", assegurou a secretária de Estado do Tesouro de Angola, Vera Daves.

"Todos os atrasados que não estão registados no sistema estão num processo de certificação e temos metas anuais para liquidá-los até 2021", acrescentou, sem adiantar valores concretos.

Vera Daves falava aos jornalistas à margem da conferência sobre Sustentabilidade das Reservas Internacionais, realizada em Luanda pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Para a governante, o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2019, revisto em baixa, em discussão hoje no parlamento angolano, "tem o mérito de apresentar um preço do petróleo mais conservador [o valor de referência, o preço do barril de petróleo, desceu de 68 para 55 dólares]", afirmando que, ao longo da sua execução, o diferencial do preço deverá servir para "encurtar o prazo do pagamento dos atrasados".

"Ao longo da execução orçamental, se conseguirmos uma folga interessante em termos de tesouraria, por causa da diferença do preço, poderemos acelerar o processo de liquidação dos atrasados e encurtar esse prazo para mais perto", adiantou.

Na conferência, a secretária de Estado foi uma das intervenientes de um dos painéis, que versou sobre "Melhores Práticas de Gestão das Reservas Internacionais", tendo referido que "toda a sociedade deve mobilizar-se para manter as reservas do país sustentáveis".

Segundo a governante angolana, a sustentabilidade das reservas internacionais - em moeda estrangeira, necessárias para a importação de alimentos, máquinas ou matéria-prima -, cujas líquidas estão estimadas em 10.000 milhões de dólares (9.090 milhões de euros) e as brutas em 16.000 milhões de dólares (14.545 milhões de euros), passam por "pequenos gestos, como a revisão do consumo e da poupança das famílias".

"Devemos privilegiar a produção nacional, de forma a pouparmos as reservas líquidas porque é preciso invertermos o quadro", afirmou.

Em relação à função do executivo, frisou, tem de continuar a trabalhar na "qualidade da despesa, em moeda nacional e externa, concursos públicos, bons contratos, melhores preços, evitando contratos que lesem o interesse do Estado, continuar a olhar para a otimização do aparelho administrativo do Estado".

Ao Governo cabe também, prosseguiu, "defender os bons princípios de contratação pública, combater a fuga e a evasão fiscal".

"O Estado tem trabalhado nisso, mas toda a sociedade tem de trabalhar para nos proteger de qualquer situação no futuro", rematou.

"Soluções para Sustentabilidade das Reservas Internacionais" foi igualmente um dos painéis do encontro, que contou com a participação de especialistas de Angola, Moçambique, Brasil, Namíbia e do Banco Mundial (BM).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório