Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Endividamento da economia agrava-se. Está em 356,8% do PIB

Dados foram divulgados pelo Banco de Portugal, esta quarta-feira.

Endividamento da economia agrava-se. Está em 356,8% do PIB
Notícias ao Minuto

11:13 - 22/05/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia BdP

O endividamento do setor não financeiro da economia subiu para 724,4 mil milhões de euros até março, o que representa um peso de 356,8% no produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). 

Dos 724,4 mil milhões de euros, 323,3 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 401,1 mil milhões de euros ao setor privado.

Relativamente a fevereiro de 2019, sinaliza o BdP, o endividamento do setor não financeiro (Estado, empresas públicas e privadas e famílias) aumentou 1,4 mil milhões de euros, sendo este aumento distribuído em incrementos de 0,9 e de 0,5 mil milhões de euros nos endividamentos do setor público e do setor privado, respetivamente.

"A subida do endividamento do setor público refletiu-se, sobretudo, no aumento do endividamento face ao setor não residente em 1,4 mil milhões de euros, parcialmente compensado pela diminuição do financiamento concedido pelo setor financeiro e pelas próprias administrações públicas", refere.

O banco central refere ainda que no setor privado, observou-se um acréscimo do endividamento das empresas privadas em 0,6 mil milhões de euros, essencialmente junto do exterior.

Já o endividamento dos particulares diminuiu 0,1 mil milhões de euros, acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório