Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 16º

Edição

Mais ruído na Liga das Nações? Governo autoriza voos durante madrugada

Esta decisão surge para dar resposta à previsão de uma maior afluência aos aeroportos por parte dos adeptos.

Mais ruído na Liga das Nações? Governo autoriza voos durante madrugada

O Governo anunciou, esta terça-feira, que vai suspender as regras de restrição de ruído nos aeroportos no período noturno entre os dias 4 e 10 de junho por causa da Liga das Nações da UEFA 2019, que se realiza no Norte do país. Esta decisão surge para dar resposta à previsão de uma maior afluência aos aeroportos por parte dos adeptos.

"Tratando-se de um evento importante relativamente ao qual o Governo Português expressou o seu apoio, com impacto favorável na economia local e em receitas de turismo e cujo sucesso se repercutirá favoravelmente na imagem do país, prevendo-se grande afluência às cidades anteriormente mencionadas [Porto e Guimarães], constituindo o transporte aéreo o meio de transporte privilegiado pelos adeptos, importa proceder à derrogação, excecional e temporária, das restrições operacionais respeitantes ao ruído constantes, que foram pensadas para situações de tráfego aéreo normal e que não permite acomodar os movimentos aéreos esperados para o evento em apreço", pode ler-se no despacho publicado em Diário da República.

Apesar de o evento se realizar no Norte, a mesma decisão aplica-se ao Aeroporto de Lisboa, uma vez que "há que acautelar a eventualidade de o aeroporto Francisco Sá Carneiro não conseguir acomodar todos os voos esperados", pode ler-se no diploma assinado pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes.

Ainda assim, sublinhe-se, este regime excecional aplica-se apenas a "voos ou movimentos aéreos referentes ao evento especial relativo à fase final da Liga das Nações", pelo que os "pedidos de faixas horárias relativos aos movimentos aéreos mencionados no número anterior devem incluir a referência ao transporte de passageiros para o evento". 

A fase final da Liga das Nações decorre entre os dias 5 e 9 de junho, nos estádios  do Dragão, no Porto, e D. Afonso Henriques, em Guimarães. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório