Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Eletricidade 'cá' é mais cara do que na UE, mas gás natural é mais barato

Fatura da luz é mais 'pesada' em Portugal em comparação com a média da UE, mas no caso do gás natural cobrado em Portugal está abaixo da média dos 28 países da UE.

Eletricidade 'cá' é mais cara do que na UE, mas gás natural é mais barato
Notícias ao Minuto

10:12 - 21/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia preços eletricidade

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresentou, esta terça-feira, um resumo sobre os preços da eletricidade e do gás natural na União Europeia (UE) e zona euro, com base nos números do Eurostat, e onde dá conta que apesar de a eletricidade em Portugal ser mais cara do que na média da UE, no caso do gás natural acontece o contrário

No caso da eletricidade, "os preços praticados em Portugal são superiores aos preços médios dos 19 países da Euro Área (EA19) e dos 28 países da União Europeia (UE28), mas inferiores aos preços de Espanha", pode ler-se no relatório da ERSE. 

No caso da eletricidade, em Portugal a fatura é a sexta mais cara da UE, tal como o Notícias ao Minuto já tinha dado conta, em novembro, altura em que foram divulgados os números do Eurostat.

E os preços mais baixos, onde são? De acordo com os números do Eurostat, é nos países do leste da Europa que se verificam os preços mais baixos. Bulgária, Lituânia e Hungria são os locais onde o preço é mais baixo. Do lado contrário, Alemanha, Dinamarca e Bélgica são os países onde o custo é mais elevado. 

E o gás natural?

Já no caso do gás natural, "os preços em Portugal são inferiores aos preços médios dos 28 países da União Europeia (UE28), aos preços da média dos 19 países da Euro Área (EA19) e aos preços praticados em Espanha", pode ler-se no mesmo relatório. 

No caso do gás natural, os portugueses pagam a oitava fatura mais pesada da UE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório