Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Euro é principal moeda das exportações e dólar nas importações na UE

O euro foi a moeda mais usada, em 2018, nas exportações da União Europeia (UE) e o dólar nas importações, com esta a ultrapassar a da zona euro no total das transações (45% contra 41%), segundo o Eurostat.

Euro é principal moeda das exportações e dólar nas importações na UE
Notícias ao Minuto

12:22 - 20/05/19 por Lusa

Economia Eurostat

No ano passado, o euro foi a moeda usada em 48% do total dos bens exportados da UE para países terceiros, contra 35% faturados em dólares americanos.

As importações, por seu lado, foram faturadas em 56% em dólares, em comparação a 35% pagas em euros.

No total das transações -- que soma as importações e as exportações -, 45% foram pagas em dólares e 41% em euros, segundo o gabinete estatístico europeu.

No que respeita às importações de fora da UE, a Eslovénia foi o país que mais comprou em euros (66%), seguindo-se a Áustria (62%), a Eslováquia (61%), a Letónia (54%) e a Croácia (53%).

O Reino Unido (5%), a Suécia (13%), a Grécia e a Dinamarca (23% cada) foram os Estados-membros que menos importações fizeram em euros.

Portugal pagou 34% das suas compras externas em euros e 65% em dólares, sendo que mais de metade dos bens importados de países terceiros foram faturados em dólares americanos em 19 dos 28 Estados-membros.

A Eslovénia e a Eslováquia faturaram 80% das suas exportações em euros, seguindo-se a Itália e a Croácia (70% cada), enquanto o Reino Unido (4%), a Irlanda (14%), a Suécia (20%) e a Dinamarca (23%) foram os que menos usaram o euro nas suas exportações.

Portugal faturou 65% das suas exportações em euros e 31% em dólares.

Segundo o Eurostat, mais de metade dos bens exportados para países terceiros foram faturados em dólares em cinco dos 28 estados-membros.

Em 2018, a principal moeda de faturação das importações de matérias-primas (com exceção do petróleo) foi o euro (47%) e a segunda o dólar (44%).

O petróleo foi transacionado principalmente em dólares -- 88% face a 11% em euros --, bem como os produtos industrializados (51% em dólares contra 28% em euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório