Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal tem "grande notoriedade" em França, mas "há muito para fazer"

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que está em Paris para uma semana de encontros e palestras, admite que Portugal tem "grande notoriedade" em França em termos turísticos, mas falta ainda conhecer "diversidade" do país.

Portugal tem "grande notoriedade" em França, mas "há muito para fazer"
Notícias ao Minuto

14:24 - 17/05/19 por Lusa

Economia Ana Mendes Godinho

"Existe uma grande notoriedade de Portugal em França. [...] Mas há muito ainda para fazer. Abrir a notoriedade sobre a diversidade que Portugal tem. Sentimos cada vez mais vontade de quem nos visita para descobrir segredos bem guardados em Portugal e estamos a trabalhar para que esses destinos tenham produtos turísticos durante todo o ano", disse hoje a secretária de Estado em declarações à agência Lusa.

Ana Mendes Godinho inaugurou esta manhã o Salão do Imobiliário e Turismo Português em Paris, um dos pontos de paragem na semana preenchida que está a ter em terras gaulesas. França representa atualmente o segundo maior mercado para o turismo português e, em 2018, as receitas do turismo vindas deste país aumentaram 10%.

Com uma agenda pública que incluiu a inauguração da participação de Portugal como país convidado dos armazéns BHV, a secretária de Estado teve ainda oportunidade para encontros em setores específicos que quer atrair para Portugal.

"Há outra área que estamos aqui a trabalhar em França que é na captação de eventos corporativos de empresas para se realizarem em Portugal e há aqui uma margem enorme para crescer, nomeadamente no Algarve em época baixa", explicou a governante.

Também o turismo para pessoas com dificuldades de mobilidade é uma área ainda a explorar no mercado francês. "O mercado francês procura destinos onde as pessoas com algum tipo de incapacidade possam viajar e ainda há pouca visibilidade da nossa oferta que está preparada para os receber. Ficámos já com um plano de ações de divulgação de ofertas de turismo preparado para estas pessoas. Queremos afirmar o posicionamento de Portugal como um país para todos", adicionou.

Com uma afluência cada vez maior de turistas nas principais cidades portuguesas, a governante defende que a sustentabilidade é essencial para encontrar um equilíbrio entre quem visita e quem lá vive. "Queremos garantir que esta inclusão do turismo como ativo que traz valor para as populações [...]. Temos, por isso, programas que vão desde a gestão inteligente do turismo, à descentralização da procura em todo o território e dinamização de produtos em torno do que é autêntico e das nossa tradições", afirmou Ana Mendes Godinho.

A governante reconheceu ainda o papel "determinante" da comunidade portuguesa em França na construção da boa imagem de Portugal e como a própria comunidade também beneficia desta onda de interesse pelo país. "A comunidade portuguesa foi determinante para chegarmos onde estamos aqui em França. [...] Esta afirmação e notoriedade de Portugal tem um efeito de posicionamento e afirmação da comunidade portuguesa em França, com um ganho recíproco para todos", indicou.

Ana Mendes Godinho segue agora para Cannes, onde marcará presença no festival de cinema através de um cocktail organizado pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual apresentando à indústria cinematográfica as oportunidades para rodar filmes em Portugal.

A secretária de Estado estará ainda no visionamento do filme "Frankie", que está a concurso no palmarés, e que foi totalmente filmado em Portugal contando no seu elenco com atrizes como Isabelle Huppert e Marisa Tomei.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório