Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

Governo está "empenhado em dar continuidade ao esforço reformista"

O Governo diz estar empenhado em dar continuidade ao esforço reformista, em reação à análise do FMI, divulgada esta sexta-feira.

Governo está "empenhado em dar continuidade ao esforço reformista"

O Governo diz estar empenhado em dar continuidade ao esforço reformista, "consolidando os progressos alcançados e projetando, consciente dos riscos que o FMI identifica como maioritariamente externos", refere o Ministério das Finanças, em comunicado, após a análise que o Fundo fez à economia portuguesa. 

O FMI considerou, esta sexta-feira, que a previsão do Governo de um défice de 0,2% do PIB este ano é possível, apesar da injeção no Novo Banco, mas indica que um maior esforço orçamental iria reforçar a resiliência da economia.

Porém, acrescentou que "as autoridades devem considerar esforços orçamentais adicionais, agora e no próximo ano, para criar espaço político de modo a reduzir a dívida pública ainda elevada mais rapidamente e melhor diferenciar Portugal de outros países com elevados níveis de dívida", lê-se no comunicado.

O Fundo adianta que essa margem também ajudaria o país a preparar-se para enfrentar pressões relacionadas com o envelhecimento da população e "para se proteger de eventos adversos imprevistos".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório