Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Conhece as diferenças entre a conta base e a de serviços mínimos?

Pode não parecer, mas a verdade é que ambas são diferentes, em especial no que diz respeito aos custos e serviços disponíveis.

Conhece as diferenças entre a conta base e a de serviços mínimos?
Notícias ao Minuto

07:37 - 18/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

As contas base e as de serviços mínimos são diferentes e significam diferentes serviços e custos para os clientes. As contas de serviços mínimos, também chamadas de contas 'low-cost', estão disponíveis em todos os bancos, com o mesmo serviço e preço - o mesmo não acontece com as contas base.

De acordo com a plataforma de comparação de produtos de crédito e de telecomunicações ComparaJá.pt, nas contas base "tanto o custo de abertura como as comissões de manutenção são livremente fixadas por cada instituição financeira", explica. 

Já no caso das contas de serviços mínimos, os custos "não são livremente definidos pelas instituições de crédito. As comissões, despesas ou outros encargos não podem, anualmente e no seu conjunto, representar custos superiores a 1% do valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais). Para o ano de 2019, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode ultrapassar os 4,35 euros", explica ainda a plataforma. 

E mais: enquanto a conta base apenas está disponível em algumas instituições financeiras, a conta de serviços mínimos é de disponibilização obrigatória por todos as instituições que prestem ao público as operações incluídas nos serviços mínimos bancários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório