Meteorologia

  • 19 MAIO 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 16º

Edição

Vinhos do Dão da colheita de 2018 apresentados na segunda-feira

As características de mais de 150 vinhos da colheita de 2018, de três dezenas de produtores do Dão, vão poder ser constatadas na segunda-feira, em Viseu, durante o Dão Primores.

Vinhos do Dão da colheita de 2018 apresentados na segunda-feira
Notícias ao Minuto

09:17 - 17/05/19 por Lusa

Economia viseu

"Os brancos ficaram muito aromáticos e os tintos muito equilibrados. Portanto, exibem aquilo que é típico do Dão. São vinhos muito florais, muito frescos na boca, com ótimos taninos, que permitem guardá-los por muitos anos", explicou à agência Lusa o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha.

Segundo o responsável, 2018 foi um ano "em que a produção foi pouca", mas "a qualidade foi excelente".

"Em 2018, a produção foi de cerca de 22 milhões de litros, o que é bastante menos, porque normalmente chegamos aos 30, às vezes aos 35 milhões de litros", frisou.

Na segunda-feira, os vinhos resultantes da vindima de 2018 serão apresentados aos consumidores, às garrafeiras, aos críticos e à imprensa especializada.

Durante o evento, que se realiza no Solar do Vinho do Dão, pelo nono ano consecutivo, será feita a entrega dos prémios do 57.º concurso "Os melhores vinhos do Dão no produtor".

A cada participante do Dão Primores será entregue uma declaração sobre o perfil dos vinhos dessa colheita, da responsabilidade de Bruno Simões (viticólogo) e Pedro Pereira (enólogo).

O evento serve também para refletir sobre o futuro dos vinhos do Dão.

Segundo Arlindo Cunha, a CVR Dão aprovou recentemente um plano estratégico para dez anos, que visa a promoção internacional "num conjunto de mercados alvo, designadamente Estados Unidos, Canadá, Brasil e asiático", e em alguns países europeus, como Alemanha e Suíça.

"Iremos fazer um trabalho de promoção continuada nesses mercados nos próximos anos, com a expectativa de dentro de meia dúzia de anos podermos crescer pelo menos 15 a 20%", estimou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório