Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Fisco incentiva a pagar impostos por débito direto. Sabe como o fazer?

Método de pagamento pretende simplificar o processo e até o pode ajudar a evitar coimas por atrasos.

Fisco incentiva a pagar impostos por débito direto. Sabe como o fazer?
Notícias ao Minuto

08:27 - 16/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

A Autoridade Tributária (AT) tem incentivado os contribuintes a realizarem o pagamento dos impostos por débito direto, evitando multas por atrasos ou esquecimento e o cumprimento dos prazos. Esta foi uma das razões que levou o Fisco a alargar o prazo do pagamento do IVA em cinco dias.

É que, com o alargamento, passa a ser possível que os contribuintes optem por esse método de pagamento, à semelhança do que já acontece com o IRC, IRS, IMI IUC, pagamento por conta do IRS e pagamentos a prestações.

Na Comissão de Orçamento e Finanças, a Diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Borges, disse que esta mudança se trata "de uma opção técnica", sendo uma forma de "permitir aos agentes económicos a opção pelo débito direto".

O pagamento dos impostos por débito direto já é uma opção utilizada por uma parte dos portugueses - e acaba por ser mais cómodo, uma vez que evita que deixe passar o prazo e, por consequência, evita o pagamento de multas. 

Para facilitar o pagamento dos impostos, sublinhe-se, a AT lançou uma app, a 'Situação Fiscal', a partir da qual é possível consultar o que tem de pagar, tal como o Notícias ao Minuto lhe deu conta neste artigo

De modo a comunicar ao Fisco que quer que o pagamento dos seus impostos comece a ser processado automaticamente, através de débito direto, deve aceder ao Portal das Finanças e depois selecionar a opção 'cobrança', logo no menu inicial. 

De seguida, deve selecionar a opção 'efetuar pedido de adesão'. Porém, saiba que é necessário ter as informações correspondentes ao seu IBAN atualizadas. 

Recorde-se que, apesar das vantagens, os pagamentos por débito direto devem ser supervisionados com frequência pelo titular da conta, de modo a evitar que sejam cometidos erros no processamento das transações. Pode encontrar mais informações sobre este tema neste artigo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório