Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo vê "uma luzinha" no crescimento europeu e no turismo em Portugal

O Presidente da República considerou hoje que há "algumas boas notícias", que comparou a "uma luzinha", nos últimos dados sobre o crescimento económico na União Europeia e também em Portugal, em particular no turismo.

Marcelo vê "uma luzinha" no crescimento europeu e no turismo em Portugal
Notícias ao Minuto

18:43 - 15/05/19 por Lusa

Economia Presidência

"Estamos realmente a aproveitar do turismo, de Portugal na moda e de algumas entradas de receitas que explicam por que é que estamos acima da média europeia, tendo embora 12 países à nossa frente", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, num hotel de Lisboa.

De acordo com o chefe de Estado, os dados mais recentes são "uma luzinha" que "é um sinal estimulante para os próximos trimestres que, teoricamente, em termos de turismo e de outras realidades económicas, são sempre melhores do que o primeiro trimestre".

O Presidente da República tinha sido questionado sobre os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) segundo os quais no primeiro trimestre deste ano o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,8% em termos homólogos, acima dos 1,7% do trimestre anterior, e 0,5% em cadeia.

Marcelo Rebelo de Sousa começou por dizer que não queria "intervir num tema que inevitavelmente é chamado à campanha eleitoral" para as eleições europeias de 26 de maio. Na resposta, salientou também os dados do Eurostat sobre o crescimento na União Europeia.

"Pensando em abstrato, eu acho que aí há algumas boas notícias. Primeiro, porque a Alemanha está a crescer. Segundo, porque talvez a Europa possa sair mais depressa do que temíamos daquilo que parecia ser uma curva descendente - se for assim, é bom, e é bom para nós também. Terceiro, estamos realmente a aproveitar do turismo, de Portugal na moda", respondeu.

Interrogado sobre os meios aéreos para combate aos incêndios, o Presidente da República escusou pronunciar-se, alegando que esse está também a ser "um tema de debate eleitoral", o que no seu entender é "perfeitamente compreensível".

O chefe de Estado referiu apenas que "uma parte da questão tem a ver com decisões em tribunais, uma vez que estão pendentes de concursos e que se espera que sejam decididos rapidamente" e reiterou que "tudo deve ser feito pela parte de todos sem exceção" para que não se repitam "os problemas, os dramas" de anos anteriores.

Fique a par de toda a atualidade ao redor de Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório