Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Economia começa o ano a acelerar. Cresceu 1,8% no 1.º trimestre

O crescimento do PIB foi de 1,8% nos primeiros três meses do ano, acima das previsões dos economistas.

Economia começa o ano a acelerar. Cresceu 1,8% no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

09:30 - 15/05/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

A economia portuguesa começou o ano a acelerar, em resultado do aumento da procura interna. Os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo INE revelam que o crescimento do produto interno bruto (PIB) foi de 1,8%, o que significa uma aceleração face ao trimestre anterior. O valor, saliente-se, superou também as expectativas dos economistas.

Os economistas antecipavam que a economia tivesse registado um crescimento de, em média, 0,5% em cadeia até março  1,7% em termos homólogos

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, refletindo uma aceleração significativa do Investimento", pode ler-se no relatório do INE.

Por outro lado, "o contributo da procura externa líquida foi mais negativo que o observado no trimestre anterior, em resultado da aceleração mais intensa das importações de bens e serviços que das exportações de bens e serviços", refere. 

Estes números, que são uma estimativa rápida, serão confirmados no dia 31 de maio, altura em que o INE divulga os dados completos relativos ao 1.º trimestre. 

Nos três meses anteriores, sublinhe-se, a economia portuguesa tinha registado um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 0,4% em cadeia. em termos homólogos, o crescimento foi de 1,7% no 4.º trimestre de 2018

O Governo espera que a economia cresça 1,9% no conjunto de 2019, acima dos 1,7% previstos pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco de Portugal e também acima dos 1,6% antecipados pelo Conselho das Finanças Públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório