Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Não há meios para pagar" à CGD, diz administrador da Investifino

O administrador da Investifino José Manuel Fino, que também é filho do empresário Manuel Fino, disse hoje no parlamento que a sua empresa não tem "meios financeiros" para pagar à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

"Não há meios para pagar" à CGD, diz administrador da Investifino
Notícias ao Minuto

12:48 - 14/05/19 por Lusa

Economia Inquérito

"Não há meios financeiros para a pagar", disse José Manuel Fino sobre a dívida à CGD, durante a sua audição e do irmão na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão do banco público.

José Manuel Fino adiantou que "a situação atual é de incumprimento porque a Investifino não tem mais património do que deu como garantia à Caixa".

Este património eram, sobretudo, ações da Cimpor, entretanto vendidas, ações do BCP desvalorizadas, e ainda da construtora Soares da Costa, empresa em reestruturação.

Uma das soluções apresentadas por José Manuel Fino para pagamento das dívidas à Caixa era a "alienação da participação na Cimpor", mas segundo o administrador "não era essa a vocação industrial do grupo".

O filho de Manuel Fino disse ainda que estava a ser estruturada uma reestruturação e "uma abertura de capital de subsidiárias internacionais, que permitiria o pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas sem pôr em causa o futuro da Cimpor".

José Manuel Fino sugeriu ainda que a colocação em bolsa de 49% da subsidiária brasileira [da Cimpor] daria um encaixe próximo de mil milhões de euros.

"Aquilo que nos restou foi aquilo que manda o bom senso. É vender. Não iríamos ficar no mercado com uma posição de 10%, isolados", disse o responsável em resposta ao deputado do PS Fernando Anastácio.

José Manuel Fino disse ainda não ter "entendimento para aquilo que se passou a 31 de março de 2012 [OPA da Camargo Corrêa à Cimpor]", mas que podia "tirar algumas ilações de coincidências que se passaram desde 2010 até hoje".

"Quando a esfera de poder se transfere para fora de quem são os responsáveis pela criação de valor, é difícil", disse sobre a passagem de poder para fora da Cimpor, acrescentando que "não havia uma leitura correta sobre o valor" da cimenteira.

O filho de Manuel Fino disse ainda que o pai "investiu tudo o que era o seu património nesta última aventura empresarial".

"Então o que é hoje o grupo Fino?", perguntou o deputado do PS Fernando Anastácio. "Não existe", respondeu José Manuel Fino.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório