No dia de lançamento, os portugueses aplicaram nos ‘Certificados do Tesouro Poupança Mais’ (CTPM), um novo produto de poupança, mais de 30 milhões de euros. O valor “nunca visto no dia de lançamento de um produto de aforro do Estado”, comenta o presidente do IGCP, João Moreira Rato.
O responsável salienta, porém, ao Jornal de Negócios que este valor diz apenas respeito às subscrições nos balcões dos CTT. Pelo que, o valor será ainda superior depois de contabilizadas as subscrições no site da agência ‘aforroNet’.
“Historicamente, em termos de montantes diários, são máximos históricos” os 30,4 milhões que foram aplicados ontem (quinta-feira) até ao final da tarde, reforça João Moreira Rato, concluindo que o novo produto “está a ter muita receptividade” e que “iria ter bastante sucesso”.
Recorde-se que, os CTPM pagam uma taxa de juro de 2,75% no primeiro ano, 3,75% no segundo e 4,75% no terceiro, e de 5% nos dois últimos anos, sendo que se a economia estiver a crescer pode render ainda mais.