Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Já recebeu o IRS? Tome nota de como o pode 'fazer render'

Melhor do que ganhar este dinheiro 'extra', é fazê-lo render. Tome nota de algumas dicas.

Já recebeu o IRS? Tome nota de como o pode 'fazer render'
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

Os reembolsos do IRS já começaram a chegar aos bolsos dos portugueses há umas semanas e entre os que vão receber, há quem vá aproveitar este dinheiro para comprar algo que pretendia há muito, quem vá aproveitar para saldar dívidas, para amortizar empréstimos e quem vá procurar soluções de investimento, para fazer o dinheiro render.

"Receber o reembolso do IRS é uma lufada de ar fresco para a maioria das pessoas. O dinheiro extra pode ajudar a pagar algumas dívidas, reservar férias, dar como entrada num carro, entre outras situações que ficam adiadas quando o cinto está apertado", diz a DECO

Eis algumas formas de rentabilizar, de acordo com a DECO: 

  • Aproveitar os melhores depósitos oferecidos por alguns bancos. "São depósitos que oferecem as melhores taxas do mercado, pois negoceiam acima da taxa de inflação prevista para este ano (0,8 por cento), enquanto a maioria dos bancos garante taxas abaixo desse valor." 

  • Aplicar em dívida pública. "Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento garantem um rendimento mínimo de 1% líquido ao ano, se mantiver durante os 7 anos. A partir do segundo ano, ao valor da taxa, acresce ainda um prémio em função do crescimento do PIB. Estes Certificados não têm liquidez no primeiro ano, mas após o primeiro pagamento de juros, pode resgatar quando entender. Subscrevem-se nos Correios com um mínimo de 1.000 euros."
  • PPR.  "Quanto mais cedo começar, mais liberdade terá para escolher produtos com maior potencial de rendimento e maior será o valor acumulado. Caso já tenha um plano poupança-reforma, compare-o com os melhores do mercado no site Ganhe Mais no PPR e descubra se deve transferi-lo para um produto mais rentável."
  •  PPR com investimento em ações e sem garantia de capital. "Embora não tenha capital garantido, a longo prazo, o potencial de rendimento é superior. Caso esteja a 10 anos ou menos da idade de reforma, o melhor é escolher um PPR sob a forma de seguro com capital garantido."
  • Carteira de fundos. "Se não pretende um PPR ou já tem, e ainda assim quer usufruir dos ganhos potenciais das bolsas, pode criar uma carteira de fundos. Replica os conselhos da Proteste Investe e o mínimo de subscrição é apenas de 10 euros. Aplica metade em ações e outra metade em obrigações."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório