Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Hotelaria e turismo é o principal setor exportador, revela estudo

Setor é responsável por 51,5% das exportações de serviços em Portugal, de acordo com um estudo da Mercer.

Hotelaria e turismo é o principal setor exportador, revela estudo
Notícias ao Minuto

09:47 - 08/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Mercer

Um estudo da consultora Mercer revela que o setor da hotelaria e do turismo é o principal exportador da economia portuguesa, responsável por 51,5% das exportações de bens e serviços e 18% das exportações totais. A receitas do setor contribuíram com 8,2% para o PIB português. 

"O setor da hotelaria e turismo apresenta uma enorme importância para a economia nacional, sendo um dos setores que mais pessoas emprega em Portugal. Com o Club Survey do Setor da Hotelaria identificámos que a população ativa no setor é bastante jovem e verificámos que há alguma escassez de mão-de-obra especializada. Relativamente à compensação dos colaboradores, verificámos também que a principal condicionante para o incremento salarial são os resultados da organização e o desempenho individual, sendo que as perspetivas para este ano relativamente a este assunto são animadoras. Com este estudo pretendemos ajudar os profissionais do setor a compreenderem melhor a sua realidade e conceder insights que permitam apoiar as suas tomadas de decisão estratégica", refere Marta Dias Gonçalves da Mercer, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O estudo da consultora revela ainda que 54% da população ativa é do sexo masculino e 46% do sexo feminino, sendo que a idade da população é inferior a 26 anos (20%) e a antiguidade é inferior a quatro anos, sendo o ensino secundário a habilitação literária mais prevalente (40%). 

De acordo com a consultora, o setor tem contribuído "fortemente para a criação de emprego, tendo-se registado no ano passado um aumento de emprego no setor (328,5 mil), com um peso de 6,7% na economia nacional", pode ler-se. 

O estudo, realizado pela Mercer a nível nacional, teve como amostra 93 hotéis e pousadas, sendo que 77% das empresas são nacionais e 33% multinacionais. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório