Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Finanças destacam convergência com zona euro apesar do "cenário externo"

Em reação aos números divulgados esta terça-feira por Bruxelas, o Ministério das Finanças salienta a manutenção das previsões mesmo com a deterioração do ambiente externo.

Finanças destacam convergência com zona euro apesar do "cenário externo"
Notícias ao Minuto

15:20 - 07/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Previsão

O Ministério das Finanças salientou, esta terça-feira, a manutenção das previsões de crescimento de Portugal, para este ano e para o próximo, mesmo num cenário em que há uma "deterioração do cenário externo". No 'pacote' das previsões económicas de primavera, a Comissão Europeia manteve as previsões de crescimento do PIB em 1,7%. 

"A CE [Comissão Europeia] mantém a sua previsão de crescimento para a economia portuguesa num contexto de deterioração do cenário externo, traduzida numa revisão em baixa da previsão de crescimento para a UE e zona euro, o que implica uma aceleração de 0,1 p.p. no ritmo de convergência de Portugal face áquelas áreas em 2019 e 2020", pode ler-se num comunicado da tutela, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

As previsões de Bruxelas apontam para que o crescimento português seja apoiado pelo consumi privado e do investimento, que deverão atenuar o contributo menos positivo da procura externa. 

"A CE projeta também uma aceleração do crescimento do investimento para mais do dobro da zona euro e da UE, impulsionado por um período de maior absorção de fundos estruturais", pode ler-se. 

Perante estas previsões, o "Governo reafirma o seu compromisso com a promoção do crescimento económico e da melhoria das condições do mercado de trabalho" e, ainda, a "preservação da trajetória de equilíbrio das contas públicas", referem as Finanças na mesma nota. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório