Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Frota da ASAE? Ministério aguarda 'ok' do TdC para entregar 28 viaturas

“Consciente das necessidades da ASAE”, o Ministério da Economia esclarece que está “pendente de visto do Tribunal de Contas” (TdC) a entrega viaturas à autoridade.

Frota da ASAE? Ministério aguarda 'ok' do TdC para entregar 28 viaturas
Notícias ao Minuto

13:05 - 07/05/19 por Ana Lemos

Economia Esclarecimento

O Ministério da Economia refere, em comunicado enviado às redações, que "está consciente das necessidades" da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e que "tem trabalhado ativamente para reforçar os meios técnicos e humanos desta entidade".

Nesse sentido, e após a notícia avançada esta terça-feira pela rádio TSF, o ministério de Siza Vieira informa que "encontra-se pendente de visto do Tribunal de Contas (TdC) o contrato de Aluguer Operacional de Veículos para a entrega de 28 viaturas à ASAE".

Desses veículos, esclarece a tutela, "cinco serão adaptados para a instalação de arcas frigoríficas, que garantirão o transporte de amostras, à semelhança do que atualmente acontece".

Esclarece também o gabinete do ministro que "o contrato foi submetido a fiscalização prévia do TdC no início de abril" e que só depois da decisão do TdC "o contrato AOV passará a produzir efeitos e as viaturas serão entregues à ASAE".

Mais, lê-se no documento, estão ainda em curso "outros processos para garantir que, no total, a ASAE venha a dispor de uma frota renovada de cerca de 70 viaturas".

Frota à parte, aproveita a tutela a circunstância para informar que “tem-se empenhado no reforço da melhoria das condições de trabalho no seio da ASAE”, destacando que nos últimos três anos aprovou “a carreira única especial de inspeção da ASAE”, bem como a realização de “consultas de medicina de trabalho” - uma antiga reivindicação dos sindicatos.

Além disso, lembra ainda o Ministério que apresentou “candidatura ao programa SAMA/Compete para desmaterialização de procedimentos de fiscalização” e outra para o “reforço das condições no laboratório de segurança alimentar”, entre os medidas aprovadas no âmbito do Simplex+, Selo ASAE, Fiscalização de uma só vez, etc.

Mais. “Em 2015, a ASAE tinha nos seus quadros 461 trabalhadores, dos quais 221 inspetores”, sendo que em janeiro desde ano eram “499” os funcionários da autoridades, dos quais “234 inspetores”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório