Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Um sexto dos trabalhadores europeus fazem 48 horas por semana

Um sexto dos trabalhadores da União Europeia trabalha 48 horas semanais ou mais e um terço está sujeito a um trabalho intensivo, refere um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a qualidade do emprego, hoje divulgado.

Um sexto dos trabalhadores europeus fazem 48 horas por semana
Notícias ao Minuto

20:00 - 06/05/19 por Lusa

Economia OIT

De acordo com um dos gráficos do documento, em Portugal trabalha-se em média 45 horas por semana, apesar da legislação laboral prever o limite das 40 horas semanais.

O relatório conjunto da OIT e da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound) analisa as condições de trabalho numa perspetiva global e faz uma análise comparativa relativa à qualidade do emprego em 41 países, entre os quais 28 da União Europeia, nos últimos cinco anos.

Segundo o estudo, mais de metade das pessoas da República da Coreia, Turquia e Chile trabalham mais de 48 horas por semana.

Quanto ao trabalho intensivo, "com prazos apertados e trabalho de elevada intensidade", é habitual para 50% dos trabalhadores dos Estados Unidos, Turquia, El Salvador e Uruguai.

Independentemente do país em análise, os trabalhadores com menos instrução têm menos acesso a oportunidades para aumentar as suas competências.

A exposição a riscos físicos é frequente e transversal. Mais de metade dos trabalhadores abrangidos pela análise está sujeita a movimentos repetitivos de mãos e braços.

Mais de 20% das pessoas trabalha sob elevadas temperaturas e outro tanto trabalha sob baixas temperaturas.

O elevado ruído foi outro dos riscos detetados no meio laboral, afetando entre um terço e um quinto dos trabalhadores. Na União europeia afeta 28% dos trabalhadores, enquanto que na Turquia afeta 44%.

O relatório reafirma que, em todos os países, as mulheres "ganham significativamente menos do que os homens".

Refere ainda que 12% dos trabalhadores assumiram que já "foram objeto de abuso verbal, comportamento humilhante, intimidação, atenção sexual indesejada ou assédio sexual".

A insegurança no emprego é também uma referência generalizada, dado que mais de 30% dos trabalhadores referiram ter um emprego sem perspetivas de carreira.

Na União Europeia, um em cada seis trabalhadores receia perder o emprego e nos Estados Unidos um em cada dez tem o mesmo sentimento.

O relatório conjunto da OIT e da Eurofound considera que a qualidade do emprego "é cada vez mais um problema político importante".

Defende que o emprego de qualidade traz vantagens para os trabalhadores, para as empresas e para a sociedade em geral.

Segundo o estudo a qualidade do emprego pode ser melhorada "reduzindo as excessivas exigências aos trabalhadores e limitando a sua exposição aos riscos" e ajudando-os a alcançar os seus objetivos profissionais.

O relatório considera ainda fundamental o diálogo social, entre os representantes dos trabalhadores e dos empregadores, para melhorar a qualidade do emprego, assim como o papel das autoridades públicas, enquanto regulamentadoras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório