Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Produção de leite nos Açores estabilizou no primeiro trimestre

A produção de leite nos Açores "praticamente estabilizou nos 157 milhões de litros, comparando a produção do primeiro trimestre deste ano com igual período de 2018", anunciou hoje a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Produção de leite nos Açores estabilizou no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

13:36 - 06/05/19 por Lusa

Economia Secretaria de Estado

Tanto em 2018 como em 2019, este foi o valor total da produção no primeiro trimestre.

Uma nota do executivo açoriano enviada às redações indica que no primeiro trimestre de 2018 se tinha registado um aumento da produção de 4,7 milhões de litros de leite, ou seja, 3,1%, face ao período homólogo de 2017.

Flores (-21,5%), Pico (-11,6%) e Terceira (-3,4%) foram as ilhas onde ocorreram as maiores reduções da produção no primeiro trimestre de 2019, comparando com o mesmo período de 2018, em contraponto com São Jorge (+5,8%) e São Miguel (+1,9%), onde se registaram crescimentos na produção, acrescenta a mesma nota.

A Secretaria Regional da Agricultura sublinha que a produção de leite nos Açores está bem estruturada e "tem evoluído sem paralelo, quer em quantidade, quer em qualidade, daí que, nos últimos quatro anos, apesar dos limites impostos à produção por algumas indústrias", tenha havido "um crescimento na produção de 9,3%, enquanto a produtividade média, no mesmo período, aumentou 18%".

O executivo dos Açores frisa que estes indicadores "são o resultado do esforço e da experiência acumulada dos produtores de leite, da aposta na melhoria genética, das boas condições naturais e dos investimentos que têm sido feitos na modernização das explorações".

Na atual legislatura, que se iniciou em novembro de 2016, já foram aprovados mais de três centenas de projetos de modernização de explorações de produção de leite, num investimento de 35 milhões de euros, e cerca de sete dezenas de projetos de primeira instalação de bovinicultura de leite, adianta ainda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório