Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Sri Lanka já sente no turismo consequências de ataque terrorista

Cerca de 5% do Produto Interno Bruto do Sri Lanka resulta do turismo.

Sri Lanka já sente no turismo consequências de ataque terrorista
Notícias ao Minuto

16:32 - 05/05/19 por Pedro Filipe Pina

Economia Setor

No passado domingo de Páscoa, um grupo de radicais islâmicos levou a cabo uma série de ataques concertados a igrejas católicas e hotéis de luxo no Sri Lanka. Mais de 250 pessoas morreram, incluindo um cidadão português.

Num país em que as receitas do turismo representam cerca de 5% do Produto Interno Bruto, a violência terrorista mostra ter força para se fazer sentir por mais tempo na economia do país asiático.

Dados de que a Reuters dá conta, compilados pela consultora  ForwardKeys, mostram que, na semana logo a seguir ao ataque, registou-se uma quebra de 186% no número de reservas, relativamente ao mesmo período do ano anterior.

De resto, o número de cancelamentos de reservas tem estado a superar o de marcação de novas reservas. A capital do Sri Lanka, Colombo, tem sido particularmente atingida pela redução abrupta do número de reservas.

Em entrevista a um canal de televisão, o presidente do país, Maithripala Sirisena, admitiu que estes números evidenciam "um grande golpe" sofrido pela indústria turística do país, na sequência do ataque. 

Tal nota-se também no tráfego aéreo, com algumas a reduzirem por esta altura a frequência de voos, mas também nos cenários de praias vazias - e que noutros anos por esta altura, teriam maior afluência de turistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório