Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da CGD diz que há um "pico" de concorrência na banca

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, disse hoje que neste momento há um "pico" de concorrência na banca, durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados trimestrais do banco.

Presidente da CGD diz que há um "pico" de concorrência na banca
Notícias ao Minuto

20:17 - 02/05/19 por Lusa

Economia Paulo Macedo

"Sempre houve grande concorrência na banca em Portugal, mas neste momento eu diria que estamos com um pico muito forte, quer porque há interesses claros de ganhos de quota em termos regionais, e estou a falar de Espanha face a Portugal, quer porque há interesses de ganhos de quotas de bancos que se instalaram em Portugal há pouco tempo, de pequena dimensão", disse Paulo Macedo durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados trimestrais da CGD, que decorreu na sede do banco, em Lisboa.

O gestor assinalou ainda que para essa concorrência contribuem "os grandes bancos, que como têm grandes carteiras de crédito e a procura de crédito não é elevada, têm dificuldade em manter os seus 'stocks' de crédito".

"Neste momento, a concorrência tem um pico especial, como o espelha as taxas de juro", reforçou.

Paulo Macedo revelou ainda que fez uma simulação 'online' de 'spreads' para crédito à habitação, e que comparando valores oferecidos pela CGD, por outro banco português, em Espanha e em França "a prestação mais baixa foi claramente em Portugal".

"Estamos, em termos de taxas, com a segunda taxa média mais baixa da Europa a seguir à Finlândia. Há cerca de 15 países que têm uma taxa média do crédito à habitação acima daquilo que é praticado em Portugal e na Caixa", disse.

Paulo Macedo concluiu o seu raciocínio dizendo que há "um momento de concorrência bastante intenso e que obviamente não é indiferente se a Caixa está concentrada no negócio e nos seus clientes, ou se não está", numa referência às polémicas em torno da comissão parlamentar de inquérito.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um lucro de 126,1 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que compara com 68 milhões registados no mesmo período de 2018, divulgou hoje o banco público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório