Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Não são as portagens que desencorajam os turistas" a visitar o Interior

O ministro adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje, na Guarda, que as portagens não "desencorajam" os turistas a visitar os territórios do Interior do país.

"Não são as portagens que desencorajam os turistas" a visitar o Interior
Notícias ao Minuto

20:00 - 02/05/19 por Lusa

Economia Pedro Siza Vieira

"No caso do turismo, as vantagens destes territórios [do Interior], com todas as riquezas que aqui nos são dadas a mostrar, não são as portagens que desencorajam os turistas de aqui virem, como temos visto pelo crescimento dos números nestes últimos anos", disse o governante.

Pedro Siza Viera falava aos jornalistas, na Guarda, durante a inauguração da Feira Ibérica de Turismo (FIT), que decorre até domingo naquela cidade do Interior do país.

Questionado sobre a realização de mais uma ação de protesto, no âmbito da luta contra as portagens, agendada para o dia 15, para a fronteira de Vilar Formoso, pela Plataforma Pela Reposição das Scut na A23 e A25, o governante lembrou que o Governo tem "estado particularmente atento" ao assunto das portagens.

"Temos feito caminho no sentido da redução das portagens, também para reduzir os custos de contexto do exercício de atividades económicas aqui, no Interior do país", observou.

O ministro adjunto e da Economia lembrou que o atual executivo, "já por duas vezes", reduziu o valor das portagens nas autoestradas situadas no Interior do país e criou "também uma situação particularmente mais favorável aos veículos de mercadorias de empresas situadas no Interior, de todas as classes".

"Com as últimas alterações ao regime de portagens, conseguimos reduzir substancialmente as portagens para os veículos das classes 2, 3 e 4 e conseguimos ter ainda uma redução adicional de mais 25% para os veículos de mercadorias das classes 1, 2, 3 e 4 de empresas sediadas no Interior", afirmou.

Disse ainda aos jornalistas que as medidas tomadas significam que "para os veículos comerciais de empresas situadas no Interior as portagens no Interior do país são hoje uma fração daquilo que se paga no Litoral".

"E, com isso, conseguimos reduzir os custos de contexto para as empresas", sublinhou.

Segundo o governante, no caso dos transportes de mercadorias, as portagens cobradas nas autoestradas que servem o Interior são as "mais baratas do país".

A edição deste ano da FIT, que decorre até domingo, no Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda, tem como tema central o Turismo de Interior.

A feira, organizada pela Câmara Municipal da Guarda, ocupa 11 mil metros quadrados de área e tem como destino convidado a província espanhola da Corunha e como tema central o Turismo de Interior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório