Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

CGTP defende aumento do salário mínimo para 850 euros

O secretário-geral da central sindical CGTP, Arménio Carlos, defendeu hoje um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros, manifestando disponibilidade imediata para discutir com o Governo esta proposta.

CGTP defende aumento do salário mínimo para 850 euros
Notícias ao Minuto

18:11 - 01/05/19 por Lusa

Economia 1.º Maio

O anúncio da CGTP foi feito durante o discurso de encerramento da manifestação do 1.º de Maio, em Lisboa, que decorreu hoje à tarde entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques.

Além desta proposta, a CGTP defende também uma "revogação das normas da legislação do trabalho e a rejeição da proposta laboral do Governo".

Entre os pontos da revisão do código laboral que mais contestação têm motivado estão o alargamento do período experimental de três para seis meses, o aumento de 15 para 35 dias dos contratos de muita curta duração e ainda a instituição do banco de horas grupal.

"A proposta de lei que o Governo do PS apresentou na Assembleia da República constitui uma fraude à prometida valorização do trabalho, um atentado aos direitos dos trabalhadores, um ataque aos sindicatos e uma provocação à Constituição da República Portuguesa", afirmou Arménio Carlos.

O "combate sério à precariedade, com a passagem a efetivos dos trabalhadores dos setores públicos e privado, que ocupam postos de trabalho permanentes", é outra das reivindicações.

A CGTP defende, igualmente, que se avance para as 35 horas semanais, "sem perda de retribuição", e para o reforço do investimento nos serviços públicos.

"São eixos centrais, que se articulam e devem ser assumidos de forma integrada para a construção de um modelo de desenvolvimento para Portugal", concluiu.

Arménio Carlos adiantou que a proposta de aumento do salário mínimo faz parte de um conjunto de cinco eixos centrais reivindicativos que a CGTP vai apresentar em breve a todos os partidos com assento parlamentar.

Milhares de pessoas participaram hoje à tarde, em Lisboa, na manifestação que assinala o Dia do Trabalhador, numa iniciativa que junta os vários sindicatos afetos à central sindical CGTP.

A liderar a manifestação esteve um cabeçudo a imitar o primeiro-ministro, António Costa, sendo também visível várias bandeiras de sindicatos e faixas com mensagens contra a banca, a favor da luta dos trabalhadores e por melhores condições laborais.

A "luta continua", "Contra a exploração", "Maio está na rua" e "CGTP unidade sindical" foram algumas das palavras de ordem proferidas pelas milhares de pessoas que participam na manifestação do 1.º de Maio em Lisboa.

O desfile contou com a participação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Uma delegação do PS, constituída por Maria Antónia Almeida Santos e Porfírio Silva, cumprimentou a direção da CGTP, antes da saída do desfile do Martim Moniz.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório