Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Economia dos EUA cresceu 3,2% no 1.º trimestre, acima do previsto

A economia dos Estados Unidos da América cresceu ao ritmo anual de 3,2% no primeiro trimestre deste ano, acima do previsto pelos analistas, segundo o Departamento de Comércio.

Economia dos EUA cresceu 3,2% no 1.º trimestre, acima do previsto
Notícias ao Minuto

15:42 - 26/04/19 por Lusa

Economia Dados

Este valor supera as estimativas dos analistas, que esperavam uma taxa de cerca de 2,3%, e significa um aceleramento do crescimento económico face ao último trimestre de 2018, quando o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,2%.

O crescimento do PIB no primeiro trimestre supera ainda a barreira de 3% estabelecida pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve usar estes dados como prova de que o seu programa económico funciona.

Os gastos públicos, o comércio e o investimento das empresas em 'stocks' foram os principais impulsionadores da economia norte-americana nos primeiros meses deste ano, segundo agência do Departamento de Comércio responsável por estes dados.

Já os gastos dos consumidores, que representam dois terços da atividade económica, cresceram a uma taxa anual de 1,2%, o menor aumento em 12 meses.

Ainda entre janeiro e março deste ano, as exportações avançaram 3,7%, enquanto as importações diminuíram.

Estes dados devem fazer refletir a Reserva Federal norte-americana (Fed) que tem uma reunião de política monetária na próxima quarta-feira e que fez uma pausa provisória na subida das taxas de juro perante receio de um abrandamento.

Na próxima segunda-feira será publicado um dado que poderá ser crucial, a inflação de abril.

Apesar destes dados económicos divulgados para o primeiro trimestre, os analistas consideram que o segundo trimestre poderá abrandar para 2%.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), por seu lado, baixou as previsões económicas para os Estados Unidos de um crescimento de 2,3% do PIB este ano e alertou para os efeitos no crescimento global de uma guerra comercial entre Washington e Pequim.

Em 2018 o PIB dos Estados Unidos cresceu 2,9%, a maior taxa desde 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório