Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Economia circular. Dar uma nova vida aos produtos usados (e poupar)

A economia circular incentiva a que os produtos sejam reaproveitados e desincentiva à utilização daquilo que é descartável. O objetivo é poupar o ambiente... e a carteira.

Economia circular. Dar uma nova vida aos produtos usados (e poupar)
Notícias ao Minuto

07:30 - 27/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Reciclagem

Quando se fala em sustentabilidade um dos conceitos que pode surgir é o de economia circular. No fundo, este conceito refere-se à reutilização dos produtos, ao invés de se livrar dele, tal como esclarece a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

Antes de mais importa esclarecer que um artigo sustentável implica ter sido "fabricado com menos recursos, pode ser usado por mais tempo, é fácil de reparar, pode ser  reutilizado e revalorizado em fim de vida".

Ou seja, a economia circular incentiva os consumidores a não utilizarem produtos descartáveis, a darem-lhes uma nova vida quando já não são úteis ou até mesmo um novo dono.

"Se queremos dar o tom para melhorar a nossa qualidade de vida e ajudar, com gestos pequenos, a combater algumas consequências das alterações climáticas e ter recursos para o futuro, precisamos de rever certos hábitos. Não é difícil. Há imensos objetos do dia-a-dia que podem ser reaproveitados. Podemos alugar em vez de comprar, reparar em vez de comprar novo, partilhar e ainda doar", explica a associação. 

Pode parecer um processo difícil, mas não é. Quer se tratem de peças de roupa ou de eletrodomésticos, há sempre uma forma de dar 'utilidade' a um produto que está encostado. 

Se lhe faltam ideias, não se preocupe. A DECO reuniu algumas dicas de reciclagem e reutilização que podem ser particularmente úteis neste processo e que pode consultar neste artigo, selecionando a opção 'seguinte'. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório