Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Cooperar fomenta a estabilidade financeira? Sim, e é uma missão do BdP

Saiba até que ponto é que a cooperação está relacionada com a estabilidade financeira.

Cooperar fomenta a estabilidade financeira? Sim, e é uma missão do BdP
Notícias ao Minuto

08:07 - 28/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Uma - das várias - missões do Banco de Portugal (BdP) passa por desenvolver ações de cooperação com outros países. Um dos objetivos passa por promover e defender a estabilidade financeira, de acordo com uma nota explicativa divulgada pelo supervisor. 

Como é que a cooperação pode contribuir para a estabilidade da banca? Segundo o BdP, "os projetos de cooperação do Banco de Portugal pretendem promover a partilha de conhecimentos e experiências com os países e instituições participantes. O objetivo é a adoção de uma linguagem comum e das melhores práticas seguidas pelos bancos centrais", explica no mesmo comunicado. 

Ora, para isto ser possível é necessária a existência de parceiros. O BdP diz que são instituições de países emergentes e em desenvolvimento, "sobretudo bancos centrais", faz notar. 

E mais: "Tradicionalmente, o Banco de Portugal desenvolve grande parte das ações de cooperação com os Países de Língua Portuguesa, reflexo das ligações históricas a estes países, com parcerias já muito antigas nesta atividade". 

Estas ações podem consistir em missões de assistência técnica, destacamento de consultores residentes, promoção de cursos e seminários, organização de conferências e encontros, realização de visitas, estágios e atribuição de bolsas de estudo, de acordo com o BdP. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório