Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Acredita Portugal. Já são conhecidos os 21 finalistas desta edição

Finalistas da nona edição já são conhecidos.

Acredita Portugal. Já são conhecidos os 21 finalistas desta edição
Notícias ao Minuto

09:53 - 26/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Iniciativa

Já estão escolhidos os 21 finalistas do concurso Montepio Acredita Portugal, promovido pela Acredita Portugal e pelo Banco Montepio. Esta é a nona edição deste concurso, que engloba projetos de  empreendedorismo social, mobilidade, tecnologia, comunicação e sustentabilidade. 

Estes 21 projetos terão agora a oportunidade de passar por um Programa de Pré-aceleração, com a duração de seis semanas, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Eis os finalistas

  • Empreendedorismo Social:

“Hug-a-Group” – Plataforma comunitária focada na saúde mental que combina atividades de grupo e a orientação de profissionais para trazer a melhor solução para o utilizador.

- “Pata D’Açúcar” – Um projeto que alia duas causas sociais: diminuição do abandono animal e aumento da qualidade de vida das pessoas com diabetes. Por um lado, contribui para a diminuição da taxa de abandono animal através do regaste de cães de abrigo, do treino dos mesmos para deteção antecipada de baixas dos valores de glicémia no sangue e posterior entrega para tutela dos mesmo a pessoas com diabetes.

“Estimula+” - Criação de jogos para desenvolver várias competências cognitivas e/ou motoras para a população adulta e sénior, com ou sem patologias do foro neurológico ou neurodegenerativas. Destina-se preferencialmente a organizações com ou sem fins lucrativos mas também a profissionais que exerçam a sua atividade profissional direta ou indiretamente com este tipo de população.

  • Prémio Brisa Mobilidade 2019:

- “Parqist” - Aplicação desenvolvida para ajudar os utilizadores a encontrarem rapidamente um lugar de estacionamento. Os utilizadores partilham a localização do seu lugar de estacionamento, quando tiverem intenção de o deixar disponível, permitindo a outros localizá-lo facilmente e usufruir dele. Para além disso, é aplicado um sistema de compensação, na medida em que, quantos mais lugares um utilizador disponibilizar, mais vantagens terá no momento da procura de um local para estacionar. - “SAFY: a sua segurança em mobilidade urbana”. - A SAFY pretende criar um produto que se associe a vários tipos de veículos elétricos (bicicletas/trotinetas/segways). Sendo a segurança e a sinalização escassa nestes veículos, este produto associado a um serviço inovador pretende ser uma solução para o problema. 

“Call Car Wrist” - Pulseira para chamar táxis e garantir a segurança dos clientesa partir de parâmetros definidos na pulseira. 

  • Prémio K.Tech:

“Alfredo” - Tecnologia de inteligência artificial criada para organizar e trazerclareza ao mercado imobiliário.- “Nutshell” - Plataforma online de troca de alojamento que dá aos nómadasdigitais a oportunidade de eliminar as despesas de alojamento enquanto vivem ascidades de forma local e de acordo com as suas necessidades e/ou interesses detrabalho.- “PillDeal” - A toma irregular de medicação, como a pílula ou medicação crónica,tem consequências negativas para o paciente. O PillDeal pretende gerir amedicação de forma simples, portátil e discreta, porque previne o esquecimento da toma e fornece recomendações médicas específicas. 

  • Prémio Autónoma:

“Escola.Cinema.Ação!” - O projeto Escola.Cinema.Ação! pretende usar o cinema como uma ferramenta de aprendizagem, contribuindo para a educação do público mais jovem aumento da literacia visual e inclusão social.

- “Escola de sentido” - É uma revista ou manual online, com áudios, leituras e exercícios para estimular a inteligência emocional e desenvolver uma linguagem emocional.

“Carga de Trabalhos” - Portal de recrutamento online, dedicado à procura e oferta de emprego no sector da comunicação, marketing, design e novas tecnologias. 

Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia:

- “Micro Catch” - Tecnologia que combate a presença de microplásicos na água e alimentos que consumimos. Trata-se de uma solução que retém as fibras libertadas pelas suas peças de roupa sintéticas durante o processo de lavagem, impedindo assim que estas se espalhem para os oceanos.

- “Agristarbio” - Testa fertilizantes a partir de lamas de ETAR e está em fase de negociação para construir e financiar a sua primeira unidade.

- “SCUBIC” - Plataforma inteligente que melhora a gestão de ativos em redes de água. 

Produtos e Serviços:

- “KACAU” – Primeira marca portuguesa de roupa interior especializada em lingerie, collants, meias e acessórios cor de pele, para mulheres de tonalidade castanha.

- “iRcycle - Custom Handmade Sneakers” - Transforma plástico recolhido nos oceanos em sapatilhas personalizadas pelo cliente, podendo utilizar outros materiais reciclados e ecológicos.

- “Swim Together”: Pretende comercializar pacotes de treino e de férias para amantes da natação em Águas Abertas. Seja em mar, lagos, rios ou albufeiras, qualquer pessoa pode nadar em liberdade, em segurança e com companhia, em locais naturais únicos, através de uma experiência próxima, e informada, social e ambientalmente responsável para o nadador. Todas as atividades são acompanhadas por guias experientes que dão suporte e apoio aos nadadores, em embarcações e/ou kayaks.

Saúde e Bem-Estar:

- “Seaweet” - Comercializa snacks com alto valor nutricional, a partir de um alimento chave – as microalgas. O produto inicial - uma barra energética - é especialmente importante para melhorar a dieta de quem vive num ritmo acelerado e sem tempo para a preparação de um snack saudável.

- “Eu +” - Smartwatch que, através de pictogramas, mostra informação anteriormente programada na App, sendo esta gerida por profissionais de saúde, cuidadores ou os próprios. Avalia 4 sinais vitais, notifica sobre posicionamentos para acamados, medicação e interações alimentares, marcações, SOS e queda.

- “e-Rehab” - Ferramenta online que permite a realização da reabilitação neuropsicológica à distância, com recurso à realidade virtual, favorecendo tanto a estimulação cognitiva, como a reabilitação psicossocial de pessoas com lesão cerebral adquirida, pessoas com perturbações degenerativas, etc. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório