Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Moçambique e China assinam cinco acordos de cooperação

Os governos de Moçambique e da China assinaram cinco acordos de cooperação no âmbito da visita que o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, realiza a Pequim, informou hoje a estatal Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Moçambique e China assinam cinco acordos de cooperação
Notícias ao Minuto

09:20 - 26/04/19 por Lusa

Economia Acordo

Maputo e Pequim rubricaram os entendimentos no final das conversações bilaterais entre Filipe Nysi e o seu homólogo chinês, Xi Jinping.

O primeiro acordo diz respeito à promoção conjunta da iniciativa "Faixa e Rota", um documento que traça as linhas gerais da cooperação entre China e África; o segundo trata da implementação de medidas de cooperação anunciadas pelo Presidente chinês durante a 3ª cimeira do Fórum China - África que decorreu em Pequim, em 2018; e o terceiro é sobre dois projetos que visam o reforço da capacidade produtiva do país.

O quarto acordo refere-se à realização de um estudo de viabilidade do projeto de um donativo para um centro nacional cirúrgico a ser instalado em Maputo e o quinto é sobre cooperação técnica, visando a reconstrução pós-ciclone Idai, após a conferência internacional de doadores a ter lugar em Maio, na cidade da Beira, centro de Moçambique.

"Os dois chefes de Estado reafirmaram o interesse de reforçar a cooperação bilateral, procurando vantagens mútuas", segundo a AIM.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório